Resenha: Como eu era antes de você, Jojo Moyes

09:00:00 22 Comments A+ a-

Título: Como eu era antes de você
Autores: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 8580573297
Lançamento: 2013
Gênero: Romance
Onde comprar: Saraiva - Submarino 
Links: Skoob - Leia um trecho
Avaliação: 
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Um livro surpreendente e cheio de aprendizados do início ao fim. Jojo Moyes nos prende em uma história feita não apenas de drama, mas também de amor e esperança. Como eu era antes de você gira em torno de Louisa Clark e Will Traynor, que se conhecem de uma maneira um tanto singular. 

Lou, uma garçonete de 26 anos, acomodada e que acredita que sua única habilidade é saber lidar com as pessoas, vê sua vida mudar quando o café em que trabalha fecha as portas e ela fica desempregada. Sem muitas opções de emprego e pela necessidade de ajudar sua família, Louisa aceita ser cuidadora de um tetraplégico por seis meses. 

Will, um homem de 35 anos, inteligente, culto e muito ativo, viu sua vida ser modificada totalmente dois anos antes, quando sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Ele não aceita sua vida pós-acidente e acaba se tornando amargo e mal-humorado. É nesse momento de sua vida que Louisa aparece como sua cuidadora, e por mais que no começo a relação deles não seja das melhores, Lou não desiste. 
“E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado coma possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim”. p. 221 

A relação de amizade e amor entre os dois nasce devagar amadurecendo ao longo da história. Will mostra para Lou que a vida acomodada que ela leva não mudará enquanto ela não tomar uma atitude, e o quanto é importante que ela cresça, aproveite a vida e se autodescubra. Louisa, com seu jeito divertido e sincero, cativa Will e mostra a ele que é possível ser feliz e continuar vivendo em sua condição. 
“É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida...” p. 320
Jojo Moyes abordou o tema da tetraplegia que eu nunca tinha lido em nenhum outro livro. A autora conseguiu passar de uma maneira muito sensível um assunto muitas vezes polêmico, nos fazendo repensar em nossos valores e nos preconceitos que ainda existem na sociedade. 

O livro é narrado em em 1ª pessoa, sempre do ponto de vista de Lou. Foi uma leitura leve e gostosa, que você não consegue parar de ler nem para dormir. Confesso que acabei com o livro pela segunda vez em 1 dia! 

Me apaixonei pela história, chorei, dei risadas e me surpreendi com o final. Você fica na expectativa e até deseja que as coisas irão mudar até o fim do livro. Concordei com o final e com os rumos dos personagens, afinal coisas como essas são mais reais de acontecer. São as escolhas que fazemos. 

Se você quiser um livro onde suas emoções sofram alterações constantes em 320 páginas, Como eu era antes de você com certeza irá agradar. Não espere um final feliz de conto de fadas, mas sim lições e descobertas da vida real. 

O livro ganhou uma continuação chamada Depois de você, já está na mina meta de leitura do ano e teremos resenha dele aqui no blog.

E para nos deixar na expectativa, o livro ganhou uma adaptação cinematográfica! O filme chegará aos cinemas no Brasil em 16 de Junho. Mal posso esperar e vocês? Confiram o trailer abaixo e segurem as lágrimas!




25 anos, arquiteta, fotógrafa e bookaholic assumida. Um dos meus hobbies preferidos, além de tudo o que eu já faço, é sentar em um lugar tranquilo e ler um livro.

22 comentários

Write comentários
21 de fevereiro de 2016 09:47 delete

Esse livro é paixão para uma vida inteira! Já fiquei abalada com o trailer do filme, vejamos como eu vou sair do cinema! hahaha
Ps. OHH, eu não tinha visto a indicação do nosso blog aqui. Obrigada, viu? *_*
Estou seguindo o blog, adorei! <3

Beijos,
Postando Trechos

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2016 12:42 delete

eu estou lendo Como Eu Era Antes de Você no momento. Estou no terceiro capitulo ainda, meu tempo para leitura está meio pequeno....rs... mas quero terminar logo para ver o trailer do filme (não quero ver antes pra não estragar qualquer surpresa..) Em junho estarei no cinema com certeza! bjs

Ah, obrigada por constar o Amor Por Livros na sua coluna de blogs! <3

http://amo-os-livros.blogspot.com.br

Reply
avatar
Julia Melo
AUTHOR
21 de fevereiro de 2016 12:48 delete

Esse livro é maravilhoso - mesmo sem ler, já estou apaixonada pela história - e estou super ansiosa pelo filme!! Adorei a resenha.

P.s: Amei mais ainda estar na sua listinha de blogs! <3

Beijos,
Julia.

porfavorjulia.com

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
21 de fevereiro de 2016 14:32 delete

Já temos que preparar os lencinhos! hahaha
Pagina, obrigada você pela visita *-*

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
21 de fevereiro de 2016 14:33 delete

Você vai adorar! Continue lendo que vale a pena. E não vê o trailer não hahaha
De nada, e obrigada pela visita! *-*

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
21 de fevereiro de 2016 14:34 delete

É siiim *-* Leia que você não vai se arrepender!
Que bom! E obrigada pela visitar =)

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2016 16:03 delete

A proposta do livro é bem interessante, principalmente por abordar um personagem com tetraplegia. Isso é algo incomum.
Além disso, perceber o amor causando suas mudanças nos personagens deve ser bem interessante.
Ótima resenha.

Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
21 de fevereiro de 2016 17:25 delete

Sim, achei que a autora tratou o tema com muito delicadeza, e foi uma leitura bem diferente. Obrigada! E obrigada pela visita também *-*

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2016 19:12 delete

Também li esse livro em um dia, chorei tantoooooooooo... quase alaguei a minha casa!!! Fiquei destroçada... e ai ainda vem o filme... Nossa, acho que vou alagar o cinema.

Pandora
O que tem na nossa estante

Reply
avatar
Masen's tale
AUTHOR
21 de fevereiro de 2016 20:33 delete

Oláá!
A história parece linda, já ouvi falar muuuuito - mas eu corro de finais tristes kkkk
Não quero chorar :(
Beijos
http://masenstale.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Sil
AUTHOR
22 de fevereiro de 2016 16:50 delete

Olá, Raissa.
Acho que é difícil não se apaixonar pelo casal e não torcer por eles. A história é linda e já estou me preparando para chorar no filme hehe.

Blog Prefácio

Reply
avatar
22 de fevereiro de 2016 20:42 delete

Parece ser um livro muito emocionante que nós faz refletir sobre a vida, preciso ler.

www.eucurtoliteratura.com

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
22 de fevereiro de 2016 22:44 delete

Nem fala do filme, vou ter que levar vários lencinhos haha

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
22 de fevereiro de 2016 22:45 delete

Mas é muito bom né? Gosto quando o livro nos emociona e passa uma lição de vida.

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
22 de fevereiro de 2016 22:46 delete

Ahhh, é triste! Mas vale a pena viu? Nos ensina muita coisa e é uma leitura muito emocionante.

Reply
avatar
23 de fevereiro de 2016 11:09 delete

Oi Raissa,

Eu cheguei a cogitar ler esse livro, mas dai li todos esses comentários sobre ser triste e tal e perdi a vontade de ler. Mesmo sabendo que as pessoas acham triste, mas amam o livro. Vamos ver se depois do filme eu me animo, embora ache difícil. kkk

Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br

Reply
avatar
23 de fevereiro de 2016 11:59 delete

Confesso... Não consegui ler este livro ainda. Tenho medo. Sempre penso na carga dramática e na quantidade de lágrima que derrubar. :/ Resenha linda, amei seu cantinho.

Beijoooos

Biia Rozante
atitudeliteraria.com.br

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
23 de fevereiro de 2016 22:38 delete

É triste, mas vale a pena! Vai também do ponto de vista, porque no decorrer da história você acaba entendendo algumas escolhas dos personagens. Mas veja sim o filme, e depois leia também ;) É muito bonita a mensagem que passa.

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
23 de fevereiro de 2016 22:39 delete

Mas é bom e a história é linda! Passa uma bela mensagem e acabamos entendendo algumas coisas que nós nem paramos para pensar. Leia sim, vale a pena! Obrigada pela visita *_*

Reply
avatar
3 de março de 2016 20:48 delete

Este livro é lindo!! Tenho que confessar que chorei horrores, e olha que eu já sabia o final por culpa da minha mãe kk. Porém isso não modificou o meu carinho pelo livro. Ele trata de um assunto sério sem romantizá-lo e ganhou um lugarzinho no meu coração hehe.
http://maratonistasdesofa.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
3 de março de 2016 22:11 delete

Exato! Achei a história tratada com muita delicadeza =)

Reply
avatar