Resenha: Para todos os garotos que já amei, Jenny Han

18:00:00 8 Comments A+ a-

Título: Para todos os garotos que já amei
Autores: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 8580577268
Lançamento: 2015
Gênero: Literatura Estrangeira
Onde comprar: Saraiva - Submarino Amazon
Links: Skoob - Leia um trecho
Avaliação: 
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Para todos os garotos que já amei foi escrito por Jenny Han e publicado pela editora Intrínseca em 2015. É um livro do gênero Young Adult, com foco nos adolescentes e cumpre com excelência esse objetivo. Bem escrito, convence e aborda um dos conflitos mais recorrentes entre jovens de 16 anos: gosto ou não gosto dele? 

O livro nos conta a história de Lara Jean, a irmã do meio de três irmãs – irmãs Song –, que vivem com pai após a morte de sua mãe. As irmãs lidam bem com a situação e ajustaram sua vida para cuidar do pai e delas mesmas. Tudo seguia seu rumo normalmente até que Margot, a irmã mais velha, termina o último ano escolar e decide fazer faculdade na Escócia. Para Lara Jean isso é uma mudança e tanto, pois sua irmã mais velha assumira o papel de mãe e cuidava de tudo e de todos, e agora ela terá que aprender a ser mais responsável e se encarregar da rotina diária de sua casa. 

E é claro que as coisas não iriam ser apenas diferentes em casa, Lara Jean terá que lidar com um outro problema. Como uma adolescente tipicamente apaixonada, ela escrevia cartas de amor para todos os garotos que ele um dia amou, mas a principal intenção dessas cartas era de despedida, um encerramento para aquele sentimento. Todas elas eram guardadas em uma caixa que foi dada de presente por sua mãe, e tinha um grande valor sentimental para ela. Eis que um dia as cartas simplesmente somem! E para o desespero dela, as cinco cartas são enviadas para seus respectivos destinatários e ela terá que lidar com a reação de cada um dos garotos que um dia ela foi apaixonada. 

“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.” 

“...depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir.” 

É no meio dessa confusão que Lara Jean acaba começado um namoro falso com Peter, que é bem popular na escola, para não admitir que ainda está apaixonada por um garoto que não poderia ser seu de jeito nenhum. E isso só acaba complicando as coisas mais ainda. 

“- Você só gosta de caras com quem não tem chances, porque tem medo. Do que você tem tanto medo? (Peter K.) 
– Não tenho medo de nada. - Até parece. Você prefere criar uma versão idealizada de alguém na sua mente a ficar com a pessoa. (Lara Jean).” 

O que Lara Jean não esperava era que Peter acabaria sendo uma pessoa bem diferente do que ela esperava e ele vai ficando mais próximo dela e de sua família. 

“Ele some na noite, e eu continuo ali, com os dedos nos lábios. Peter Kavinsky acabou de me beijar. Ele me beijou, e eu gostei. Tenho quase certeza de que gostei. Tenho quase certeza de que gosto dele.” 

Para todos os garotos que já amei nos rende uma leitura leve e a escrita de Jenny Han é sensacional. Acredito que com esse livro a autora veio para romper o preconceito que ainda existe nas histórias YA, pois ela cita temas importantes como a formação do caráter e da personalidade, além dos personagens que foram muito bem construídos, como por exemplo a irmãzinha Kitty, que com apenas 9 anos tem uma personalidade forte e é muito esperta. 

Recomendo a leitura, pode ser que no início você ache que é uma história sem graça de adolescente, mas pode ter certeza que ao longo da leitura você perceberá que a autora consegue nos passar boas lições. Um dos principais pontos é o amadurecimento de Lara Jean, e o outro é que não podemos julgar apenas pela aparência. 

Uma curiosidade do livro é que a autora abordou a cultura coreana, que a mesma é descendente, e podemos perceber elementos inseridos no enredo como comidas, festas típicas, costumes e hábitos. 

E para nossa alegria, temos uma continuação! P.S. ainda amo você foi lançado e já está na minha lista. E a capa está tão linda quanto a do primeiro livro! Farei resenha para vocês depois J   

Confira aqui outros títulos da autora. 

Para quem gosta de escrever cartas, a editora Intrínseca disponibilizou no site modelos para serem impressos. Clique aqui para escolher. 

O que vocês acharam desse livro? Já leram alguma outra história da autora Jenny Han?


25 anos, arquiteta, fotógrafa e bookaholic assumida. Um dos meus hobbies preferidos, além de tudo o que eu já faço, é sentar em um lugar tranquilo e ler um livro.

8 comentários

Write comentários
11 de abril de 2016 09:20 delete

Oi, Raissa!
Esse livro circula na lista de leitura desde que foi lançado, mas ainda não tive tempo pra ler :(
Beijos
Balaio de Babados
Porcelana - Financiamento Coletivo

Reply
avatar
11 de abril de 2016 09:32 delete

Esse livro é muito bom e se tornou um dos meus favoritos!
Beijos
http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
11 de abril de 2016 13:59 delete

Olá Luiza,
A quando tiver um tempo leia sim, é rápido de ler e é bem fofo! 😍
Obrigada pela visita! ❤️

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
11 de abril de 2016 14:00 delete

Olá Miriã,
Muito bom né? Quero ler outro da Jenny Han, gostei bastante da escrita dela!
Obrigada pela visita 😍❤️

Reply
avatar
11 de abril de 2016 17:12 delete

Esse livro é muito lindinho, já quero ler a continuação que está na minha estante!!!
bjs

amo-os-livros.blogspot.com.br

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
11 de abril de 2016 20:49 delete

Olá Renata, achei super fofo! Não vejo a hora de ler a continuação também, e eu adorei as capas 😍

Reply
avatar
17 de abril de 2016 18:37 delete

Já vi tantos comentários positivos desse livro, por isso ele está na minha lista. Minha vontade de ler só aumenta. Adorei a resenha. ;)

paixonitesliterarias.blogspot.com.br

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
17 de abril de 2016 19:13 delete

Sim, eu achei muito fofo! Vou ler a continuação agora *-*

Reply
avatar