Resenha: A playlist de Hayden, Michelle Falkoff

abril 03, 2016 8 Comments A+ a-

Título: A playlist de Hayden
Autores: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788581637044
Lançamento: 2015
Gênero: Literatura Estrangeira
Onde comprar: Saraiva - Submarino Amazon
Links: Skoob - Leia um trecho
Avaliação: 

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Quando a vi a capa desse livro pela primeira vez não tinha ideia do que se tratava, e logo pensei que seria alguma história de amor adolescente. Me enganei completamente. Essa narrativa nos passa uma história real sobre jovens na adolescência, e trata de temas intensos como bullying, suicídio, dor, raiva e também de amizade verdadeira. 

A playlist de Hayden nos conta a história de Sam, e já no início do livro somos apresentados ao pior momento de sua vida. Sam encontra seu único e melhor amigo morto após uma festa em que as coisas não acabaram nada bem. E junto a ele, um pen drive contendo uma playlist com a seguinte mensagem: 
“Para Sam. Ouça. Você vai entender.”
Sam e Hayden eram conhecidos como os garotos que não se encaixavam em nenhum dos grupos/tribos da escola e viviam isolados em seu mundo nerd. Após a morte de Hayden, Sam percebe que não tem mais ninguém com quem conversar, tornando-o ainda mais isolado e dificultando superar a perda do amigo. 
"O que ele esperava que eu dissesse? Que ambos éramos desajustados sociais que não conseguiam se encaixar em lugar nenhum? Que salvamos um ao outro da solidão durante um bom tempo e que de repente estava tudo acabado?"
Sam acredita que todos na vida de Hayden tem uma parcela de culpa pelo que aconteceu. Culpa até a si mesmo, por não ter percebido com o amigo se sentia. 
"Eles iam mesmo até aquele altar dizer coisas boas sobre Hayden, falar sobre como sentiam a falta dele, que grande perda ele seria para a escola, para a comunidade? Será que aquelas pessoas tinham noção de como, em primeiro lugar, eles contribuíram para o fato de estarmos todos ali naquele dia?"
E é pela playlist deixada por Hayden que Sam tenta lidar com o esse fato e a usa para tentar entender o que levou o amigo a tomar uma atitude tão extrema. 
"Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."
E assim, nesse livro de estreia, a autora Michelle Falkoff nos leva para uma reflexão sobre temas que hoje em dia são muito comentados, mas que nem sempre tem realmente suas consequências levadas a sério. O bullying é um deles, onde no início pode parecer uma brincadeira inocente, mas que pode deixar enormes traumas na vida das pessoas, levando-as as atitudes drásticas como a escolha de Hayden. 

É exatamente nesse ponto que a autora trabalhou com a narrativa de Sam. Principalmente no questionamento sobre qual é a melhor maneira de reagir ao bullying, quando ele interfere e destrói a sua vida e a das pessoas que você ama.

Gostei bastante do livro por nos levar numa história real, foi excelente e super recomendo! Uma leitura intensa, muito difícil parar de ler até chegar o final e descobrir como Sam se recupera da morte de seu melhor amigo.

Cada capítulo é iniciado com uma música da playlist deixada por Hayden, para ouvi-lás clique aqui. Já é o terceiro livro que eu leio onde tem músicas associadas a história, e eu estou amando isso! Gosto muito de ler ouvindo música, é um hábito que não consigo largar mais!

Procurei as outras capas lançadas pelo livro, e adorei a versão americana. Acho que tem um pouco mais haver com a história em si, e o título em inglês também. O que vocês acha? Confira abaixo.




Vocês já leram esse livro? Se sim, o que acharam?



26 anos, arquiteta, ama fotografar e sou bookaholic assumida. Um dos meus hobbies preferidos, além de tudo o que eu já faço, é sentar em um lugar tranquilo e ler um livro.

8 comentários

Write comentários
4 de abril de 2016 09:18 delete

Oi, Raissa!
Acho que sou uma das poucas pessoas que não curtiu muito esse livro. Eu esperava bem mais.
Realmente a capa americana e até o título original combinam melhor com a história.
Beijos
Balaio de Babados
Porcelana - Financiamento Coletivo

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
4 de abril de 2016 14:48 delete

Olá Luiza,
Sério? Eu gostei bastante mais pelo tema abordado.
As capas americanas e os títulos são bem melhores né? ☺️
Obrigada pela visita!!!

Reply
avatar
Larissa Dutra
AUTHOR
4 de abril de 2016 16:54 delete

Oi, tudo bem? Tenho este livro já faz algum tempo, mas ainda não li ele... Fiquei bem curiosa ao ler sua resenha. Sério que você lê escutando música? Eu juro que já tentei, mas não tem jeito...

Beijos,
Duas Livreiras

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
4 de abril de 2016 20:18 delete

Olá Larissa,
Leia sim, achei o tema abordado muito bom! Pois é, acostumei a ouvir música sempre kkkkkk
Obrigada pela visita!!! 😘

Reply
avatar
8 de abril de 2016 21:29 delete

Olá, Raissa!
Conhecia este livro só de nome, sequer havia lido a sinopse ainda. A história me chamou atenção, como qualquer uma estilo "A lista negra" hehe. Vou adicioná-lo a minha lista de leituras!
Ótima resenha! Parabéns!
www.maratonistasdesofa.blogspot.com.br

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
8 de abril de 2016 23:13 delete

Olá Ana, adiciona sim! Eu gostei bastante do tema 😉 Obrigada pela visita!!! ❤️

Reply
avatar
17 de abril de 2016 18:47 delete

Outro livro na minha lista interminável. Esse parece ser um drama emocionante e reflexivo, do jeito que eu gosto e as músicas é um bônus - também adoro ler ouvindo música <3

paixonitesliterarias.blogspot.com.br

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
17 de abril de 2016 19:14 delete

Amei esse livro! Gostei muito por causa do tema e da sensibilidade a autora ❤️

Reply
avatar