Séries: Sobre como Once Upon a Time é uma louca adaptação

abril 20, 2016 4 Comments A+ a-

Você já pensou em como seria colocar A Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Pinóquio em uma mesma serie? Bom, foi a ideia que tiveram Adam Horowitz e Edward Kitsis, criadores e produtores da nova versão do filme Tron: O Legado (2010) e da série Lost (2004).

E como os criadores pensaram em fazer isso? Bom, com releituras de inúmeras histórias, que conhecemos pela Disney, livros, filmes e por serem clássicos infantis, como contos de fadas dos Irmãos Grimm, contos de Hans Christian Andersen, Frankenstein da autora Mary Shelley e Pinóquio de Carlo Collodi. Os personagens são fundidos em um só, personagens ditos vilões viram mocinhos e vice-versa e relações familiares e de amizade que você nem imagina virando um enredo completamente novo e inusitado. Temos então Once Upon A Time (veja mais aqui).

Regina Mills/Rainha Má.
O episódio piloto, que foi ao ar na fall season americana de 2011 pelo canal ABC, tem a seguinte sinopse:
“O mundo de Emma Swan vira de cabeça para baixo quando o filho que ela deu para adoção há 10 anos bate em sua porta. Segurando um livro de contos de fadas que ele diz serem reais, ele conta que ela não está apenas no livro, mas é a única esperança de libertar uma cidade chamada Storybrooke de uma terrível maldição”.
Juntamos à Emma Swan [interpretada pela Jennifer Morrison de Dr. House e How I Met Your Mother], Snow White ou Mary Margaret [interpreção de Ginnifer Goodwin de Ele não está tão afim de você e O Noivo da Minha Melhor Amiga] e Prince Charming/David Nolan [Josh Dallas], a Rainha Má ou Regina Mills [Lana Parilla] e Mr.Gold aka Rumpelsiltskin [Robert Carlyle] e o fato de que Storybrook sofre uma maldição e temos Once Upon a Time.

Snow White e Prince Charming.
Parece pouco, mas a beleza da série, e um dos motivos pelo qual eu continuo assistindo, é descobrir as relações entre os personagens, que os queridos roteiristas criaram. Qual a relação da Rainha de Copas e da Rainha Má? O que a Belle tem a ver com o Mr. Gold? A Chapeuzinho Vermelho amiga da Branca de Neve? Em que momento Gepetto e Branca de Neve se encontram e por que? E o que Storybrooke e Emma Swan tem a ver com isso?

Emma Swan.
Na primeira temporada pode-se ver referências das seguintes histórias (e provavelmente mais algumas que agora eu não lembro):

  • Pinóquio de Carlo Collodi
  • A Bela e a Fera de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont
  • Alice no País das Maravilhas de Lewis Caroll
  • João e Maria, A Gata Borralheira, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Branca de Neve e Rumpelstilzchen dos Irmãos Grimm
  • E até mesmo Frankenstein de Mary Shelley,

Porque não são somente Contos de Fadas que servem de inspiração.

Isso fica ainda mais claro nas temporadas seguintes, que já somam cinco e a sexta já foi confirmada, em que aparecem O Mágico de Oz de L. Frank Baum, Peter Pan de J.M.Barrie (2ª temporada e com um enredo de cair o queixo!), O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda de Howard Pyle e ainda Mulan aparece no meio de tudo isso, as personagens de Frozen (que na verdade é baseado no conto A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen e isso aparece na 4ª temporada) e Valente. E acreditem, até os deuses do Olimpo já passearam por Storybrooke.

Rumpelstilstkin ou Mr. Gold.
Por isso tudo, por essa bagunça toda, eu continuo assistindo a série. Mesmo com os efeitos especiais péssimos que beiram a tosquice, eu estou lá semana a semana seguindo Once Upon A Time. E também porque eu adoro o Rumpelstiltskin, que para mim é o melhor anti-herói junto a Regina Mills. E por razões para mim pelo menos muito óbvias o querido Capitão Gancho.

Capitão Gancho.
Foi graças a serie que voltei a ler os contos de fadas que aparecem nos episódios para entender a origem de tudo isso. Olha o que tenho na minha estante e que está em Once Upon A Time.



É isso! Fica minha recomendação dessa serie louca que é Once Upon A Time e a dica para uma excelente chance de ver alguns clássicos literários shaked up a bit!



27 anos, arquiteta, restauradora e nas horas vagas fotógrafa e masterchef. Bookaholic morando nas terras do Tolkien, Lewis, Rowling, Dahl, Carrol.

4 comentários

Write comentários
21 de abril de 2016 09:16 delete

Oi, Aline!
Eu acompanhava OUAT desde a estreia, mas acabei por largar nessa temporada. As histórias não estavam mais me convencendo. Meu arrependimento é não ver mais o Hook lindão.
Beijos
Balaio de Babados

Reply
avatar
22 de abril de 2016 13:36 delete

Eu comecei a assistir essa série logo que lançou e também gosto muito da forma como os personagens se relacionam. Nunca na vida que eu iria ligar um personagem de uma história com outra desse jeito. Super legal... Segui assistindo até a 4 temporada mas não consegui ir adiante... Quem sabe um dia eu volto a assistir.
Tem resenha nova no blog. Dessa vez sobre um livro com um assunto sério: bullying.
O livro A Lista Negra fala sobre como é o sofrimento real das pessoas que passam por isso. Vale a pena conferir!

http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

Reply
avatar
25 de abril de 2016 09:27 delete

Oi Luiza!
Então, pra mim é um dilema. Pensei muito em largar ela em várias momentos, porque né, tem hora que tudo parece forçado demais.
Mas a saudade do Hook, não dá!
Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
25 de abril de 2016 09:29 delete

Obrigada pela visita Priscila!
Tente assistir de novo, o que eles estão inventando nessa temporada está ótimo!
Obrigada pela visita! Vou passar no quantomaislivrosmelhor também! ;)
Beijos

Reply
avatar