Resenha: Depois de você, Jojo Moyes

18:00:00 6 Comments A+ a-


Título: Depois de você (Como eu era antes de você #2)
Autores: Jojo Moyes 
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN:  8580578647
Lançamento: 2016
Gênero: Literatura estrangeira, Romance
Skoob: Adicione
Confira um capítulo: Leia
Onde comprar: Saraiva - Submarino - Amazon
Avaliação: ★★★
Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar. Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DE ‘COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ’! LEIA SOBRE ELE AQUI.

Depois da leitura devastadora de Como eu era antes de você, onde conhecemos a história de Lou e Will e ficamos tocados com a intensidade dos personagens e do final arrebatador, a Jojo Moyes vem com a continuação dessa trama para nos mostrar como Louisa está lidando com a escolha de Will.

“Você não me deu vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?”

Somos apresentados a um Louisa em luto, que após passar um tempo viajando, conhecendo pessoas novas e lugares diferentes, volta a ter uma vida pacata e sem novidades. Ela decide se mudar sozinha para Londres, pois sua antiga cidade trazia muitas lembranças com as quais ela não conseguir lidar. Lou compra um apartamento, que não parece ser realmente seu lar, e começa a trabalhar em um pub no aeroporto. 

Lou seguia com sua vida na rotina e normalidade, até o dia em que sofre um acidente caindo do terraço de seu prédio. Com várias lesões e uma bacia quebrada, ela volta para casa da família e o lugar onde menos queria estar. Ela ainda é o comentário da cidade por estar ligada a Will e além disso, tem que lidar com a suspeita de que teria tentando suicídio. 

“Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.”

Cansada de ser o centro das atenções ela resolve voltar para seu apartamento. Porém seu pai impõe a condição de que ela frequente um grupo de apoio, uma terapia para o luto. E é nessa nova rotina trabalho x grupo de apoio x casa, que Lou conhece Sam Fielding, o paramédico que a socorreu no dia do acidente. 

E assim a história do livro se desenvolve, com Lou tentando achar como superar a perda de Will, tentando entender os sentimentos por Sam e tentando lidar uma pessoa nada esperada que aparece em sua porta e vira a vida de Lou de cabeça para baixo.

“Ok, Will, pensei. Se essa foi sua ideia de me jogar em uma nova vida, com certeza acertou em cheio.”

Antes de começar a leitura do livro, li várias resenhas e comentários sobre ele que não foram tão positivos. Acredito que as pessoas esperaram MUITO dessa continuação e que ela fosse tão arrebatadora como foi em Como eu era antes de você. 

Para mim a leitura foi boa, ele não supera o primeiro livro, porém é uma história mais diferente onde o foco principal é a superação de Lou. Não adianta esperar que a personagem esteja super de bem com a vida e totalmente mudada, assim como Will queria. Lou é humana, e todos nós sabemos que superar uma perda não é assim tão fácil, e para cada pessoa funciona de uma maneira diferente.

O que eu realmente não achei tão interessante na história foi a personagem inesperada que aparece. Acredito que foi o meio que a autora achou de tentar trazer a imagem de Will de volta, mas para mim não fez muito sentido. 

Jojo Moyes sempre nos surpreende, e em Depois de você a história é exatamente como deveria ser: não é perfeita, a personagem não é perfeita, é uma humana que teve seu coração ferido e está tentando lidar com seus medos, perdas e encontrar a melhor maneira de seguir em frente e achar seu lugar no mundo. 

“Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos.”


Recomendo!


25 anos, arquiteta, fotógrafa e bookaholic assumida. Um dos meus hobbies preferidos, além de tudo o que eu já faço, é sentar em um lugar tranquilo e ler um livro.

6 comentários

Write comentários
Mylla Stefany
AUTHOR
15 de maio de 2016 21:58 delete

Eu ainda não li Como eu era antes de você, mas mesmo assim eu li a sua resenha porque a minha amiga contou o final do segundo livro, então...
Ela odiou esse livro, ela disse que a autora destruiu os personagens... falou tão mal que até tenho receio.. acho que eu só vou ler o primeiro livro mesmo.

Beijokas da Mylloka :*
https://myllokasecret.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
15 de maio de 2016 23:02 delete

Olá Mylla,

Eu conheço e li muitas resenhas de pessoas que não gostaram do livro. Mas para mim valeu a pena a leitura, acho que os personagens foram colocados em outros níveis de desenvolvimento pela autora. Pode ser que quando você ler o primeiro acabe tendo vontade de ler essa continuação. Me conta depois o que achou da leitura.

Obrigada pela visita!! =)

Beijos!

Reply
avatar
16 de maio de 2016 00:47 delete

Nunca pensei em ler o livro, nenhum dos dois pq sei que é triste e recebi muitos spoilers que sei todo o livro sem ler, eu provavelmente me mataria de chorar, eu geralmente fujo de livros trsites hahaha mas a historia é sim muito boa pelas resenhas que li e tudo mais
http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

Reply
avatar
16 de maio de 2016 15:48 delete

Oi Raissa,
concordo com você, não acho que essa personagem inesperada fez algum sentido na história, acho que a autora poderia ter desenvolvido de forma diferente a história, mas enfim...
Li os dois e esse não tem nem comparação com o primeiro que fez minhas lágrimas secarem.
Mas o livro tem seus pontos positivos e para quem quer saber a continuação da história, vale a pena ler.
Beijos

http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
16 de maio de 2016 20:50 delete

Olá,

A história é muito boa mesmo, mas a gente só chora! Não sei porque mas sempre acabo com livros assim hahaha
Eu li há bastante tempo, mas depois que falaram do filme não teve jeito.

Obrigada pela visita!!

Beijos!

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
16 de maio de 2016 21:00 delete

Olá Priscila,

Super concordo com você! Para mim foi uma boa continuação, real como deveria ser (tirando a personagem inesperada hahaha) e valeu a pena. Acho a Jojo Moyes uma excelente escritora. Você já leu algum outro livro dela?

Obrigada pela visita!

Beijos!

Reply
avatar