Resenha: Divergente, Veronica Roth

maio 12, 2016 2 Comments A+ a-


Título: Divergente
Autores: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502
ISBN:  978851221519
Lançamento: 2012
Gênero: Literatura Estrangeira - Distopia - Infanto Juvenil
Onde comprar: Amazon - Saraiva - Submarino
Links: Skoob
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

200 anos após uma guerra, uma cidade é cercada por um muro onde eles acreditam serem os últimos seres humanos.  Cinco facções foram criadas para que a humanidade possa viver em paz. Cada facção foi criada com base em algo que destruiu o mundo.

Abnegação foi fundada por aqueles que culpavam o egoísmo. Nesta facção estão as pessoas que valorizam o altruísmo. Eles fazem parte do governo, pois sempre valorizam as necessidades dos outros acima das próprias.

Amizade foi fundada por aqueles que culpavam a falta de companheirismo e as desavenças. Nesta facção todos são companheiros, amáveis e valorizam a amizade e lealdade. Eles trabalham no campo, com toda a parte de plantações e alimentos.

Audácia foi fundada por aqueles que culpavam a covardia e o medo. Nesta facção eles valorizam os atos de coragem e bravura. Eles trabalham na segurança da cidade e do muro que cerca a cidade.

Erudição foi fundada por aqueles que culpavam a ignorância. Nesta facção eles valorizam o conhecimento. Eles trabalham no desenvolvimento de novas tecnologias, de soros para ajudar nos testes de aptidão e toda parte de medicamentos.

Franqueza foi fundada por aqueles que culpavam a mentira. Nesta facção eles valorizam a honestidade e ordem. Eles trabalham com as leis e julgamentos.

Cada facção tem seus lideres, que formam o conselho da cidade.
Existem também os chamados Sem facções, eles não tem lugar para viver e nada para comer. Geralmente vivem em prédios em ruínas espalhados pela cidade e são ajudados pela Abnegação. Eles são considerados sem facção por não se encaixarem em nenhuma delas ou por terem sido expulsos. Mas também existem aqueles que se encaixam em mais de uma facção. Esses são chamados de Divergentes.

Todo jovem ao completar 16 anos, passa por um teste de aptadão que mostra qual sua verdadeira qualidade, a qual facção de fato pertence. Após esse teste eles devem fazer uma escolha, a qual facção irão passar o resto das suas vidas. A partir do momento da escolha, apenas sua facção e os valores dela importam.
"Facção antes do sangue"

Beatrice Prior fará seu teste junto com seu irmão Caleb Prior. Ambos pertencem a Abnegação. Beatrice não deseja deixar sua família, mas também não deseja permanecer na sua atual facção, pois não se sente altruísta o suficiente. Ela deseja ser livre, mais do que qualquer coisa.

Ao final de seu teste, ela tem uma grande surpresa, ela não se encaixa em apenas, na Abnegação, ela se encaixa também na Erudição e na Audácia. Ela é uma Divergente, mas ela não sabe muito a respeito disso, sabe apenas que ninguém pode saber se não ela será morta. Ela esperava que o teste dissesse o que deveria escolher, mas agora a decisão está apenas em suas mãos. Um passo em falso e ela tem muito a perder. 



Ela precisa manter seu segredo a salvo de todos, porém ela não consegue esconder isso por muito tempo do seu instrutor, o famoso Quatro. Ele percebe isso durante a iniciação e tenta protege-lá, mas Beatrice foi alertada por sua mãe, el não pode confiar em ninguém, mas será que o Quarto não merece sua confiança? Muitas pessoas estão caçando os Divergentes, duas das cinco facções se uniram nessa caçada contra eles.

Em meio a descobrir o que exatamente significa ser uma Divergente, Beatrice tem que lidar com os sentimentos por Quatro, toda a pressão da iniciação e ver seus amigos atacarem sua antiga família.
"Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo" - Quarto

Uma história cheia de detalhes, que vai te surpreender a cada nova página. Muito bem escrito e o desenvolvimento da história é perfeito. Um grande sucesso na literatura e nos cinemas. Mas como bookaholic, os livros são sempre melhores, rs.

Um livro que fará seu coração disparar junto com os acontecimentos, e vai te deixar eufórico nos momentos de mais ação. Vai fazer você querer entrar na história e quando ele acabar, você vai querer trazer os personagens com você.

Simplesmente Apaixonante !!!


2 comentários

Write comentários
13 de maio de 2016 10:46 delete

Antes de assistir o último filme quando lançar, quero ter lidos os livros. Sempre vejo pessoas falando de como os livros são bons mas sempre acabo deixando pra depois rsrs
Está na hora de mudar isso né.

http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

Reply
avatar
15 de maio de 2016 23:38 delete

Oi Priscila,
Então, eu faço parte do grupo que vai te falar para ler antes kkkkkk
Fiquei completamente apaixonada pelos livros, tem muitos detalhes que se perdem.
Super indico.

Beijos

Reply
avatar