Resenha: A 5ª Onda #1, Rick Yancey

junho 08, 2016 0 Comments A+ a-

Título: A 5ª Onda #1
Autores: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
ISBN: 8539506645
Lançamento: 2013
Gênero: Ficção científica
Skoob: Adicione
Onde comprar: Saraiva - Amazon
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!
Publicado em 2013 pela editora Fundamento e escrito por Rick Yancey, A 5ª Onda vem com uma distopia sobre alienígenas, incrível e cheia de ação, que nos faz mergulhar em um mundo pós apocalítico e acompanhar a trajetória de uma jovem com o objetivo de lutar até encontrar seu irmão.
"Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade.
E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha."
[pág. 88]
O Outros foram chegando de forma calma e sutil no planeta Terra, despertando o interesse e curiosidades dos seres humanos, com grandes naves e permanecendo ali por um bom tempo sem qualquer movimento.

E quando todos esperavam que nada aconteceria, e se sentiram seguros, calmos e confiantes outras vez eis que os ataques começaram. E assim veio a 1ª Onda, a escuridão. Como sobreviver em um mundo sem energia? E então vem a 2ª Onda, desastres naturais que mataram milhares de pessoas. E a 3ª Onda chega para erradicar mais seres humanos, com um vírus/peste que causou várias mortes. E o que esperar da 4ª Onda? O Outros já vinha observando os seres humanos há muitos anos, e se instalaram na terra, adormecidos e convivendo conosco com o único objetivo de matar o restante dos sobreviventes. E qual será a 5ª Onda?
A 1° Onda: Apagam-se as luzes
A 2° Onda: Começa a arrebentação
A 3° Onda: Pestilência
A 4° Onda: Silenciador
A 5° Onda: Nós Revidamos
Cassie Sullivan, uma jovem de 16 anos tem um único objetivo que a mantém viva: resgatar seu irmão mais novo Sammy que foi levado pelo exército para uma base militar que tem a “intenção” de cuidar das crianças sobreviventes. 

E assim a trama se desenvolve, com Cassie sozinha no mundo, em busca do irmão e sem poder confiar em ninguém durante a sua jornada. E assim ela conhece Evan Walker, um jovem misterioso que esconde um grande segredo. Será que ela poderá confiar nele?
"A primeira regra para sobreviver à 4ª Onda é não confiar em ninguém, não importa qual a sua aparência. Os Outros são muito espertos nessa questão - certo, eles são espertos em tudo. Não importa se eles têm o aspecto correto, digam as coisas certas e façam exatamente o que você espera que façam. [...] Isso é assustadoramente diabólico. Esse dilema nos dilacera. Ele facilita em muito a tarefa de nos caçar e erradicar. A 4ª Onda nos obriga à solidão. Somos minoria, enlouquecemos lentamente devido ao isolamento, ao medo e à terrível expectativa pelo inevitável."
[págs. 14 e 15]
Rick Yancey conseguiu me conquistar com esse livro. Não sou fã de ficção científica ou alienígenas, mas já é o segundo livro que leio nesse estilo e estou me interessando bastante por esse gênero.

Gostei muito dos personagens, de suas histórias, desenvolvimentos e amadurecimentos de cada um. A ideia de criar os Outros com a forma humana foi fantástica e as análises que conseguimos fazer sobre nossa sociedade é de grande valia. Podemos colocar em xeque muitas de nossas ações e nos mostra como somos fáceis de sermos manipulados, e como a vida humana é frágil. 
"- Entendi tudo errado - Evan continua. - Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto morrer."
[pág. 228]
Até onde somos capazes de ir para retomar o controle do nosso planeta? Livro mais que recomendado!

Sobre o autor:

Rick Yancey é autor de dois livros para adultos: um romance e umas memórias. É também um experiente argumentista e foi, durante anos, crítico de teatro. As Extraordinárias Aventuras de Alfred Kropp é o seu primeiro livro para jovens, nascido do seu desejo de conjugar a sua paixão por espadas com o seu fascínio pela lenda de Excalibur – a mítica espada do rei Artur. Vive em Knoxville (Tennessee, EUA), com a mulher e três filhos. Grande parte da história de Alfred Kropp foi escrita durante os treinos de futebol e karate dos filhos.

Sobre a série:

Vou ser bem sincera, eu não sabia que era livro quando fui ao cinema ver o filme. E muito menos que era uma trilogia! A trilogia é composta pelos livros A 5ª Onda, O Mar Infinito e A Última Estrela que foi lançado recentemente aqui no Brasil. Confira as capas e sinopses abaixo.

Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES. Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável. Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.




Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade?Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos ou salvar o que nos torna humanos. Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido.


Adaptação cinematográfica:

O livro virou filme, e chegou aos cinemas em 2016. Confira o trailer abaixo.



O que acharam desse livro? Já leram?
Já assistiram o filme?
Deixei suas impressões aqui para a gente 


26 anos, arquiteta, ama fotografar e sou bookaholic assumida. Um dos meus hobbies preferidos, além de tudo o que eu já faço, é sentar em um lugar tranquilo e ler um livro.