Resenha: O Senhor dos Anéis, J.R.R Tolkien

18:00:00 2 Comments A+ a-

Título: O Senhor dos Anéis
Volume: Único
Autores: J.R.R Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 1232
ISBN: 8533613407
Lançamento: 2001
Gênero: Fantasia
Onde comprar: Martins Fontes - Submarino - Americanas
Links: Skoob
Avaliação: ★★★★★ 
Sinopse: Este livro reúne em um único volume a trilogia O Senhor dos Anéis, que já vendeu milhões de cópias em todo o mundo e continua encantando pessoas de todas as idades. A Sociedade do Anel, As duas torres, O retorno do rei, respectivamente primeiro, segundo e terceiro volume em dose única para os aficionados por Tolkien, ou simplesmente para os que mergulham pela primeira vez num emaranhado de acontecimentos improváveis, mas absolutamente convincente em seus detalhes.
Bem esse sendo meu primeiro post acho que nada mais justo do que me apresentar e contar um pouco de mim certo?

Oi, eu sou o Goku! me chamo Breno e tenho 26 anos, já fiz muita coisa na minha vida, quase me formei em Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo... mas larguei no último ano para viver dentro dos computadores. Hoje estou me preparando para cursar Engenharia da Computação. Além de um NERD e GEEK assumido, sou um fanático bebedor de Whisky e um raro sommelier de piadas ruins nas piores horas do dia, sem contar com minha belíssima barba ruiva que é minha companheira de aventuras.
Na verdade ninguém me chamou para começar a escrever, foi mais um auto convite feito por mim mesmo para a Raíssa... Já estava mais na hora do que um pouco de testosterona nesse blog! XD

Apresentações a parte vamos para o que importa:

Lembro da primeira vez que li O Senhor dos Anéis, eu tinha exatos 16 anos de vida, e não fazia ideia que meu mundo estava prestes a mudar. O livro conta uma das maiores epopéias da literatura, e engana-se quem pensa que o protagonista é nosso querido e amado Frodo Bolseiro, o livro conta toda a história do Um anel de Poder. O livro conta a história de como o anel chegou nas mãos de Frodo através de seu tio Bilbo Bolseiro até seu final nas montanhas sombrias de Mordor. Para que tal tarefa seja completada nosso portador conta com alguns dos personagens mais icônicos da nossa geração a Sociedade do Anel composta por 4 hobbits, 1 elfo, 2 humanos, 1 anão e 1 mago (Gandalf, além dele não ser humano é imortal). 

Primeiramente juntos e depois separados o grupo passa por diversas aventuras que conseguem superar com habilidade de um dos membros da Sociedade ou da sorte dos membros.


Sei que milhões de pessoas viram o filme, porém eu não posso deixar de cair no clichê de falar "O livro é melhor que o filme", mas nesse caso é a pura verdade. A perfeição que Tolkien relata cada detalhe do mundo dele, cada coisa em seu devido lugar, é como se ao pegar o livro um mundo se abrisse aos seus pés e tudo se torna tão real e vívido. E não se assuste se quando se der conta, perder a estação do metro que ia descer (meu caso) ou quando for deitar ficar pensando naquele mundo incrível narrado por um dos maiores escritores do século!

Tolkien não mostra só a luta do bem contra o mal, ele mostra para todos que até a menor pessoa, por mais insignificante que ela pareça pode mudar o destino de todo um mundo, sendo para melhor ou para pior. O carisma dos personagens faz os leitores rirem nos melhores momentos e se sentir pesado na horas mais escuras, e por falar em horas escuras, Tolkien faz você se sentir dentro do mundo exatamente nessas horas... A viagem de Frodo, Sam e Gollum chega a ser torturante para os leitores mais ávidos, mas acredite, no final valerá a pena. Como os filmes já tem mais de 10 anos, acho bacana ler o livro hoje, pois os atores dos filmes lembram claramente os personagens dos livros, esse ano li novamente os livros e é muito engraçado os personagens que você tinha na cabeça terem a personificação quase exata nas telas do cinema.

Esse livro sempre será uma das maiores obras da história e abriu caminho para dezenas de livros tão bons quantos O Senhor dos Anéis, claro que não com o mesmo brilhantismo de Tolkien, mas com certeza em mundos tão fantástico quanto.

O Senhor dos Anéis é mais que um livro, para mim que já o li umas 7 vezes no mínimo, ele é o desejo de qualquer garoto que sempre sonhou com um mundo fantástico, em combater vilões, lutar ao lado de reis e trazer paz a terra média.

No meio de tanto sofrimento nos dias de hoje, de tanto ódio, das pessoas não pensarem no próximo e aceitar as diferenças, eu vejo senhor dos anéis como um símbolo, um símbolo de que pessoas diferentes, com hábitos diferentes, costumes diferentes podem sim juntas construir e conquistar algo grandioso!




2 comentários

Write comentários
19 de junho de 2016 13:28 delete

Olá Breno, já gostei da forma como você escreve. Eu sou uma das milhares de pessoas que até hoje só assistiu os filmes e nem sequer pegou o livro na mão. Posso imaginar como o livro deve superar o filme, e talvez um dia eu leia.
Até mais.
Quanto Mais Livros Melhor

Reply
avatar
19 de junho de 2016 14:56 delete

Muito boa a resenha Breno!
Nunca li o livro nem vi o filme, mas já li muito a respeito para saber que deve ser realmente muito interessante! Sou do tipo de pessoa que acha que tem hora certa para ler um livro e que é preciso sentir lá no fundo esse momento. Por isso, se não sinto vontade agora, não leio. Porque posso não gostar pela falta de sintonia e acabar perdendo uma história incrível.
Vai por mim, isso já me aconteceu muitas vezes! rsrsrs
Mas ainda irei conhecer!
Beijo
www.blogleituravirtual.com

Reply
avatar