Resenha: Mom & Me & Mom, Maya Angelou

21:00:00 4 Comments A+ a-

Título: Mom & Me & Mom
Autor: Maya Angelou
Editora: Virago
Páginas: 195
ISBN: 978-18-440-8915-4
Lançamento: 2013
Gênero: Autobiografia, Biografia
Onde comprar: Amazon - Saraiva
Links: Skoob
Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Maya Angelou's seven volumes of autobiography are a testament to the talents and resilience of this extraordinary writer. Loving the world, she also knows its cruelty. As a black woman she has known discrimination and extreme poverty, but also hope and joy, achievement and celebration. In this, her seventh and final volume - written the year before she died - she reveals, with honesty and courage, the story of her ultimately rewarding relationship with the mother who sent the three-year old Maya and her older brother away from their California home to live with their grandmother in Stamps, Arkansas.

“Love heals. Heals and liberates”. [Maya Angelou. Mom & Me & Mom]

Esse livro foi recomendado pela Emma Watson, sim a querida Emma Watson.

No início do ano Emma decidiu montar um clube do livro feminista, que ela chamou de “Our Shared Shelf”. Como parte do seu trabalho como embaixadora da ONU Mulheres ela começou a ler livros e diversos outros materiais sobre igualdade de gênero. E por entrar em contato com histórias engraçadas, inspiradoras, tristes, provocativas, empoderadoras, sua vontade era de compartilhar esses encontros com mais pessoas e ouvir o que elas tinham a dizer a respeito.

O clube de leitura foi montado na plataforma Goodreads, e já tem mais de 150.000 participantes. Os livros que já foram lidos são: My Life on the Road (Gloria Steinem); The Color Purple (Alice Walker); All About Love: New Visions (Bell Hooks); How To Be A Woman (Caitlin Moran); The Argonauts (Maggie Nelson); Persepolis (Marjane Satrapi); Hunger Makes Me A Modern Girl (Carrie Brownstein); Half the Sky: Turning Oppression into Opportunity for Women Worldwide.



O livro da vez é o sétimo de uma série de 7 livros autobiográficos de Maya Angelou, uma poeta e escritora americana. A autora é conhecida por ter escrito “Do You Know Why The Caged Bird Sings”, que é o primeiro livro da série e foi escrito 50 anos antes.
Mom & Me & Mom (sem tradução ainda para o português, mas ele é curto e fácil de ler para quem quiser se aventurar no inglês) conta mais um pedaço da história de Maya Angelou, especificamente a relação com sua mãe. Não é necessário ter lido os outros, ele funciona como um livro independente.

Maya foi criada por sua avó paterna e aos 13 anos ela volta a morar com sua mãe na Califórnia. A descoberta da relação com sua mãe, o entendimento do por que sua mãe mandou morar com a avó quando pequena, a descoberta da maternidade por parte de Maya, como chegou a maturidade, são algumas das histórias que Angelou compartilha.

São com essas histórias que entendemos a importância da sua mãe na formação de Maya Angelou como mulher, como trabalhadora, como a incrível pessoa que ela se transformou. A relação de mãe e filha não é convencional, mas acredito que não existe uma relação ideal pois duas pessoas sempre são diferentes e interagem de maneira distinta.

É uma leitura emocionante e envolvente. Não são sempre momentos felizes, mas há revelações e consequentes reflexões por nossa parte da nossa relação com nossas respectivas mães e o papel que temos como mulheres na sociedade.

Passo a recomendação adiante, e quem quiser participar do clube de leitura “Our Shared Shelf” ou apenas conferir a discussão, visite o grupo no Goodreads.

E termino essa resenha com a citação que para mim resume o livro que se tornou um dos meus favoritos.

“Go. Show them you spell your name W-O-M-A-N.” [Maya Angelou. Mom & Me & Mom]


27 anos, arquiteta, restauradora e nas horas vagas fotógrafa e masterchef. Bookaholic morando nas terras do Tolkien, Lewis, Rowling, Dahl, Carrol.

4 comentários

Write comentários
Karina Dias
AUTHOR
23 de novembro de 2016 00:39 delete

Parece um livro muito interessante, aliás todos desse grupo de leitura que eu vi até agora dão motivos pra querer ler, só não ainda por qual começar, mas pretendo ler pelo menos 4 títulos (os que mais me interessaram).
Eating Peanuts

Reply
avatar
23 de novembro de 2016 07:08 delete

Ele é muito interessante mesmo. E rapidíssimo de ler!
Eu já li 2 da lista do grupo de leitura e estou num projeto meu de tentar ler todos até o ano que vem.
Obrigada pela visita!

Reply
avatar
23 de novembro de 2016 10:59 delete

Oi, Aline!
Menina, a menina Emma é meu orgulho! Eu até cheguei a entrar no grupo no Goodreads, mas não tive tempo para ler :(
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

Reply
avatar
23 de novembro de 2016 14:49 delete

Oi Luiza!
Ela é demais! Sério! Orgulho demais!
Tira um tempinho pra ler, vale a pena!
Obrigada pela visita.
Beijos

Reply
avatar