Especial de Natal - Resenha: A Christmas Carol and Other Christmas Writings, Charles Dickens

dezembro 25, 2016 2 Comments A+ a-

Olá leitores!!!

Feliz Natal!!!
Espero que todos tenham tido uma ceia maravilhosa rodeado de pessoas especiais! E para continuar nesse clima natalino a gente preparou uma resenha especial de Natal, com um clássico da liteteratura e temática desse dia especial.

Título: A Christmas Carol and Other Christmas Writings
Autor: Charles Dickens
Editora: Penguin Classics
Páginas: 336
ISBN: 978-01-411-9585-8
Lançamento: 2010
Gênero: Clássicos, Contos
Onde comprar: Amazon - Amazon ed.2 - Livraria Cultura
Links: Skoob
Avaliação: ★★★★

(Versões em português: "Um Cântico de Natal e Outras Histórias", "Um Conto de Natal")

Sinopse: Dickens's delightful Christmas writings in a gorgeous new hardback edition.
After reading Christmas Carol, the notoriously reculsive Thomas Carlyle was "seized with a perfect convulsion of hospitality" and threw not one but two Christmas dinner parties. The impact of the story may not always have been so dramatic but, along with Dickens other Christmas writings, it has had a lasting and significant influence upon our ideas about the Christmas spirit, and about the season as a time for celebration, charity, and memory.

"I will honour Christmas in my heart, and try to keep it all the year". 
Dickens, A Christmas Carol]

Natal é um dia de estar rodeado da família e pessoas especiais. De dividir uma ceia de Natal com peru, rabanada, arroz com passas, perto da árvore de Natal e regado a muitos presentes. Cada família comemora essa data de um jeito, mas o que é em comum para todos é o clima de festa, alegria, paz e união.

Em cada país a comemoração do Natal tem suas particularidades. Ceia de Natal com peru, "mince pie" (uma torta doce de origem britânica, recheada com uma mistura de frutas secas e especiarias), "mistletoe" (visco), troca de presentes, suéteres de Natal são, por exemplo, sinônimos desse clima de festividades natalinas aqui no Reino Unido.

Outro conceito típico de Natal é o de que é um dia verdadeiramente especial é aquele no qual tudo está coberto por neve: o Natal branco ("white Christmas"). Apesar de ser bastante raro, no Reino Unido isso aconteceu 7 vezes nos últimos 100 anos, é uma ideia bastante tradicional e principalmente nostálgica. E mesmo nós, que moramos no Hemisfério Sul e comemoramos o Natal durante o verão, associamos a neve ao Natal.

Essa associação com a neve é bem forte e um autor em especial é o grande responsável por isso. Charles Dickens, romancista inglês do século XIX e autor de Oliver Twist, Grandes Expectativas, Tale of Two Cities, inseriu diversas vezes em suas histórias a presença de neve no dia de Natal. Para ele a neve era parte essencial do Natal ideal, pois quando era menino durante o Natal nevou, apesar de ser um evento raro na Inglaterra. (Fonte: Penguin: "What was Christmas like for Dickens".) E uma de suas histórias natalinas mais famosas é "O Conto de Natal" ("A Christmas Carol"), que juntamente com outras 7 histórias forma o livro "A Christmas Carol and Other Christmas Writings".

Resultado de imagem para a christmas carol dickens

"O Conto de Natal" é a história mais conhecida, e a minha preferida das lidas, e já foi adaptada inúmeras vezes (a mais recente é aquela em que Jim Carrey faz o papel de Scrooge em Os Fantasmas de Scrooge), até mesmo em releituras em que fantasmas do passado, presente e futuro visitam e guiam espiritualmente o personagem da história.

Na versão de Dickens, Ebenezer Scrooge, um empresário avarento, triste e solitário é visitado pela fantasma de seu ex-sócio e mais três outros fantasmas, um para o passado, outro para o presente e mais um para o futuro.Todos guiam Scrooge por sua busca pelo verdadeiro espírito natalino, mostrando diversos Natais e a festa, reunião de famílias, a felicidade acontecem em todas as classes sociais. Depois da visita dos três fantasmas Scrooge "renasce" uma nova pessoa.

O que permeia essa história e também as outras é esse clima natalino, o que Dickens considera ser o espírito do Natal: um dia de celebração, união, alegria e caridade. E depois de ler todas essas histórias, é quase impossível não desejar que essa data chegue logo para a gente poder comemorar!

E com essa felicidade toda, a gente aqui do blog deseja um Feliz Natal pra você leitor!



27 anos, arquiteta, restauradora e nas horas vagas fotógrafa e masterchef. Bookaholic morando nas terras do Tolkien, Lewis, Rowling, Dahl, Carrol.

2 comentários

Write comentários
25 de dezembro de 2016 15:57 delete

Oi Aline, tudo bem?
Eu estou amando ver tantas postagens relacionadas com o Natal, estou conhecendo tantas coisas novas. Adorei.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor

Reply
avatar
1 de janeiro de 2017 10:54 delete

Oi Priscila!

Tem tanta coisa sobre o Natal e esse livro é um mega clássico! Sempre quis ler ele na versão original!
Obrigada pela visita!

Beijos

Reply
avatar