Resenha: Estrelas Além do Tempo, Margot Lee Shetterly

fevereiro 28, 2017 14 Comments A+ a-

Título: Estrelas Além do Tempo [Hidden Figures: The Untold Story of the African American Women Who Helped Win the Space Race]
Autor: Margot Lee Shetterly
Editora: Harper Collins Brasil [William Collins]
Páginas: 352 [384]
ISBN: 978-85-695-1473-2 [978-00-082-0132-6]
Lançamento: 2017 [2017]
Gênero: Biografias
Onde comprar: Amazon - Saraiva - Livraria Cultura
Links: Skoob [Skoob]
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Esses “computadores humanos” continuaram trabalhando para seu governo e passaram a fazer parte da NASA em uma época em que vingava a segregação racial. Elas garantiram que os Estados Unidos ganhassem a corrida especial contra a União Soviética e lutaram para realizar o sonho americano.

"Hidden Figures" foi o livro que inspirou o filme de mesmo nome, e que concorreu ao Oscar, inclusive na categoria de melhor adaptação, desse ano. Apesar de estar escrevendo essa resenha ao som da trilha sonora do filme, a análise do filme e da adaptação ficarão para um próximo post (em breve, prometo!😊)

"These women's paths set the stage for mine; immersing in their stories
helped me understand my own". [Margot Lee Shetterly, p.xv]

O título do livro na verdade é "Hidden Figures: The Untold Story of the African American Women Who Helped Win The Space Race", mas na verdade é muito mais que isso. A autora, Margot Lee Shetterly, recebeu uma bolsa da Virgina Foundation of the Humanities para pesquisa a história das mulheres na computação. O livro é resultado dessa intensa pesquisa.

Depois de ler apenas romances e ficções por um bom tempo, mergulhar num livro de história e que fala de mulheres na ciência, foi delicioso.

A autora apresenta uma trajetória longa de mulheres que trabalharam na NACA (National Advisory Committee for Aeronautics) nos anos 1930 e 1940, durante o intenso período de pesquisa para o avanço da aeronáutica para a guerra até depois da missão Apollo que levou o homem à lua já pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), que em 1958 foi criada numa fusão de laboratórios de pesquisa, que incluiu a NACA.

Para cada geração de pesquisadoras, matemáticas, a autora apresenta personagens principais, cujas conquistas abriram portas para a próxima geração poder brilhar e contribuir ainda mais. As principais personagens são Dorothy Vaughan, Mary Jackson e Katherine Johnson.

Se o livro fosse apenas sobre as conquistas dessas personagens já seria incrível. A autora relaciona cada passo na carreira das personagens com a 2ª Guerra Mundial e posteriormente a Guerra Fria, o movimento dos direitos civis (desde suas raízes nos anos 1940 até o ápice na década de 1960) e a posição da mulher no mundo da ciência e tecnologia.

Essas relações que dão o tom ao livro pois juntamente com as dificuldades que cada uma dessas mulheres, e muitas outras  não nomeadas, elas se transformam em sensações, reações e sentimentos. Fica mais fácil se colocar no lugar de cada uma delas e entender as dificuldades e as muitas barreiras (raça e gênero principalmente) a serem quebradas para se tornarem cientistas, engenheiras de sucesso em mundo que não considera uma mulher/mulher negra, capaz.

E estamos lendo sobre ciência. A autora considerou que o livro seria lido por leigos (não cientistas) e apresentou as teorias, cálculos, artigos das personagens de maneira simples e sem subestimar a inteligência de ninguém (minhas aulas de Física e Matemática foram o suficiente pra entender a complexidade do que estava sendo feito).

Um quadro bastante completo sobre ciência, conquistas de direitos, mulheres pioneiras é o resultado. A história desconhecida da contribuiçao dessas mulheres que permaneceram tempo demais escondidas e longe dos livros de história (daí o nome "Hidden Figures"). Um livro que precisa ser lido se você é fã de mulheres que arrasam, de história da ciência, de aviação e de viagens ao espaço. Ele é tão completo que até Star Strek é mencionado!

Quem ficou com vontade de ler? Já leu?
Deixe seu comentário.


27 anos, arquiteta, restauradora e nas horas vagas fotógrafa e masterchef. Bookaholic morando nas terras do Tolkien, Lewis, Rowling, Dahl, Carrol.

14 comentários

Write comentários
28 de fevereiro de 2017 22:48 delete

Olá!
Uau, vou anotar esta dica, amei!
Sou apaixonada por livros sobre a Segunda Guerra Mundial, eles sempre nos ensinam muito.
Estou querendo muito ler este livro depois desta resenha, gostei por trazer a trajetória destas mulheres lutando pelo espaço na sociedade e arrasando.

Beijos!
https://gatinhadoslivros.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Clara Assis
AUTHOR
28 de fevereiro de 2017 23:05 delete

Quero muito ler o livro antes de ver o filme!! Amei a resenha também <3

xox
Próxima Primavera

Reply
avatar
1 de março de 2017 09:01 delete

Oi, Aline!
Nossa! Eu não sabia que o livro se tratava de mulheres na computação. Já quero na minha vida! Poucos sabem, mas essa área da computação, na época da 2ª Guerra, era completamente dominada por mulheres.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Literário de Carnaval
Resenha Premiada Paixão e Crime

Reply
avatar
1 de março de 2017 22:38 delete

Oi Aline! Eu não li o livro ainda, mas adorei o filme! Acho o tema ótimo e essas mulheres são incríveis!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Reply
avatar
2 de março de 2017 15:44 delete

Olá, Aline.
Ainda não li o livro e não assisti ao filme, mas me interessa demais. Principalmente por essa abordagem de pessoas que muitas vezes são completamente esquecidas.
Além disso, vale a pena por causa da questão étnica-racial.

Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de março. Serão três livros como prêmio, sendo dois autografados.

Reply
avatar
2 de março de 2017 17:39 delete

Oi Aline, tudo bem?
Eu adoro ciência <3 Adoro de verdade e quero super conferir tanto o livro quanto o filme. O assunto é super válido e acredito que mais pessoas deveriam ler.
Beijokas
[SORTEIO]Baile Literário
Quanto Mais Livros Melhor

Reply
avatar
2 de março de 2017 18:53 delete

Eu vi esse filme só quando apareceu nos indicados ao Oscar e de cara já me interessei! Vou assistir em breve!
Beijinhos e já estou seguindo!
Blog Penúltima Janela

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:25 delete

Ai que legal! Leia e depois vem me contar o que você achou do livro! ;)
Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:25 delete

Oi Clara,
Os dois valem muito a pena! Obrigada!
Beijos

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:26 delete

Oi Luiza! Sim, ele é todo focado nisso e como as mulheres foram progredindo a partir desses cargos. Eu não sabia, mas agora posso dizer que sim, a computação era dominada por mulheres, porque elas não eram engenheiras!
Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:27 delete

Oi Mi! O livro vale muito a pena sim. Vou analisar a adaptação pro filme em outro post! Depois confere lá!
Beijos

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:28 delete

Olá! E posso dizer que vale a pena pelas questões de gênero também. Vira um bolo tão grande, que o livro ajuda a entender um pouco mais desse contexto!
Obrigada pela visita!

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:29 delete

Oi Priscila! Depois vem contar o que você achou dos dois!
Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
5 de março de 2017 06:30 delete

Oi Ana! Eu vi o trailer dele tantas mas tantas vezes hahaha! Vou contar mais sobre o filme em outro post! Confere lá depois!
Beijos

Reply
avatar