Resenha: Mitologia Nórdica, Neil Gaiman

março 23, 2017 1 Comments A+ a-

Título: Mitologia Nórdica
Autora: Neil Gaiman
Editora: Intrinseca
Páginas: 288
Gênero: Mitologia / Fantasia
ISBN: 9788551001288
Lançamento: 2017
Skoob: Skoob
Onde comprar: Submarino - Saraiva - Fnac
Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte. Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador. Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas. Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.


Você saberia me dizer como os deuses surgiram?! Como Odin perdeu seu olho? Como Thor conseguiu seu martelo? Como o mundo foi criado? Ou como será o fim dele?

Bem, todas essas histórias estão presentes no livro Mitologia Nórdica do Neil Gaiman (na minha humilde opinião, uma das mentes mais incríveis do mundo no quesito fantasia!)

Gaiman nos faz um relato do início do tempo até o final... Através da sua linha do tempo sabemos um pouco mais de cada um dos Deuses, de cada detalhe de sua personalidade, suas qualidade e fraquezas e do que foram capazes para manter Asgard de pé!

Relata os feitos sábios de Odin, as aventuras de Thor, as brincadeiras de Loki. Conta como por amor tomamos algumas atitudes que no futuro podem ser devastadoras para nós mesmos. E o que mais achei interessante, coloca humanidade nos Deuses, faz com que eles sintam raiva, paixão, fúria, ciúmes.... Faz o que pelo menos em parte nos sintamos um pouco mais deuses....


27 anos, e carinha do TI. Acha que a solução do mundo é 42. Medalhista olímpico de maratonas de séries, jogos e livros. Acredita que está preparado para um apocalipse zumbi, desde que tenha internet e gifs para compartilhar...

1 comentários:

Write comentários