Resenha: Nós, OS AFOGADOS [Carsten Jensen]

21:00:00 6 Comments A+ a-


Olá leitores, tudo bem?

Estou de volta ao mundo das resenhas, depois da parada estratégica para o meu fim de semestre. O livro escolhido pra marcar a minha volta como colaboradora do blog é um romance histórico recomendado pela minha cunhada (Oi Ceh!) e como sempre ela arrasou na dica. E eu estou aqui pra passar essa master recomendação pra frente!

O livro é Nós, OS AFOGADOS, do autor dinamarquês Carsten Jensen.

Quem acompanha o blog sabe que eu curto um romance histórico e ao ler o livro não pude deixar de comparar com a obra de Ken Follett. Jensen faz uso do mesmo artifício em contar a história ao longo de diferentes gerações.

Em Nós, OS AFOGADOS, a história escolhida é a da pequena cidade de Marstal, uma ilha na costa dinamarquesa e a sua relação com a navegação. Cada geração tem sua história contada a partir de um personagem principal e tudo começa em 1848 e se estende por mais ou menos cem anos.

Apesar de acompanharmos um personagem principal em sua jornada, o narrador é o coletivo 'nós': os trabalhadores e toda a gente que trabalha com o mar, na cidade portuária de Marstal. Acompanhamos a mudança da navegação com barcos a vela para os navios a vapor, acompanhamos duas guerras com a Alemanha, visitamos terras distantes (tendo a Dinamarca como ponto de referência claro) em regiões tropicais e nos aproximamos um pouco mais do que é viver em função do mar.

Os personagens são muito interessantes, mas o que me encantou mesmo foi como Jensen botou cada palavra no papel. A escrita é envolvente, e eu me deliciei lendo cada capítulo, ávida por saber o que cada personagem iria fazer e sentindo com eles o seu amor ou ódio pela grande imensidão azul.

Sim, porque não é apenas uma ode às maravilhas que podem ser descobertas navegando mundo afora. Também é retratada a vida de quem fica para trás: das mulheres que veem seus maridos a cada dois anos ou mais e cuidam sozinhas do bem estar dos seus filhos. A atração inevitável que alguém pode sentir pelas possíveis descobertas ao ser um marinheiro. Do ódio que sentem pelo mar por ele ter guardado pra si os familiares e amigos que amam tanto. O medo que sentem pelo preço que o mar cobra ao se navegar em águas desconhecidas. E a face cruel que uma guerra mostra aos que se relacionam com o mar.


"The future that lay ahead of us consisted of more thrashings
and death by drowning, and yet we longed for the sea".

Livro RECOMENDADÍSSIMO! 😍

Já leram o livro? O que acharam?
Deixem suas impressões aqui nos comentários 👇

Título:
We, THE DROWNED
Autor: Carsten Jensen
Editora: Vintage
Lançamento: 2011
Páginas: 704
ISBN: 978-00-995-1296-7

Imagem de capa retirada do blog "Book&aCuppa".

27 anos, arquiteta, restauradora e nas horas vagas fotógrafa e masterchef. Bookaholic morando nas terras do Tolkien, Lewis, Rowling, Dahl, Carrol.

6 comentários

Write comentários
Esther De Sa
AUTHOR
13 de junho de 2017 23:58 delete

Olá Aline, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas compraria só pela capa,rs. Amei a história, parece linda, e gosto muito desse gênero! Obrigada pela dica, lerei com certeza.
Beijos!

http://excentricagarota.blogspot.com.br

Reply
avatar
14 de junho de 2017 00:50 delete

Oi Aline, tudo bem? O livro parece ter uma boa trama, mais densa do que eu esperava olhando só a capa! Gosto bastante de romances históricos, mas não conhecia esse. Gostei da dica!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Reply
avatar
14 de junho de 2017 05:12 delete

A capa é linda não é! Fiz questão de comprar essa edição! :)
A história é sensacional, depois conta o que achou!

Beijos

Reply
avatar
14 de junho de 2017 05:13 delete

Oi Mi! Pois é. E eu que nem sabia do que se tratava e acreditei completamente na dica. Foi ótimo. Deu pra rir, deu pra chorar um pouquinho.

Beijos

Reply
avatar
14 de junho de 2017 14:32 delete

Oi, Aline. Que bom que gosta de gêneros assim porque eu geralmente tento fugir desse tipo de história. Tentei ler O lobo do mar mas percebi que isso não foi feito para mim. A ideia do livro é interessante para quem realmente gosta de arriscar com esse tipo de leitura.
Beijo.
Leitora Encantada

Reply
avatar
16 de junho de 2017 11:09 delete

Não conhecia esse livro, mas achei o enredo bem interessante. Mesmo não fazendo o estilo de livro que eu costumo ler é uma obra que eu recomendaria para os meus amigos sim.
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-novidades-da-semana_16.html

Reply
avatar