Resenha: Amor & Amizade, Whit Stillman & Jane Austen


Amor & Amizade foi publicado em 2016 pela editora Gutenberg e tem como autor Whit Stillman. É uma reescrita em prosa do clássico epistolar Lady Susan de Jane Austen, publicado originalmente em 1871, que consegue ser tão bom quanto o original. Nessa releitura conhecemos o sobrinho de Lady Susan, Rufus Martin-Colonna, que através dessa escrita pretende reparar um erro terrível de mau julgamento relacionado a sua tia com base nas cartas publicadas pela autora Jane Austen.

Com bases nessas cartas e nos relatos de amigos e familiares, Rufus vai nos contando a história de Lady Susan, adicionando fatos antes não conhecidos, justificando algumas atitudes e defendendo sua tia perante situações que poderiam ser constrangedoras junto a sociedade da época.

Lady Susan é viúva, com uma filha com idade para se casar e muito conhecida por seus flertes com cavalheiros comprometidos ou não. Conhecida na cidade como uma bela mulher e julgada como coquete pela sociedade conservadora, Lady Susan resolve se afastar dos escândalos que a rodeiam e vai passar uma temporada em Churchill com o irmão do falecido marido e sua família. Para infelicidade de sua cunhada Catherine, que não tem boas afeições por Lady Susan, seu irmão Reginald DeCourcy acaba por cair de amores por sua hóspede. E ao invés de Lady Susan ver esse pretendente como um bom partido para sua filha Frederica, ela mesma que conquistá-lo.

Como isso vai acabar? Lady Susan encontrará seu próprio amor verdadeiro? Frederica encontrará a felicidade? Será que todos eles descobrirão a verdadeira personalidade de Lady Susan? É no meio de tantas intrigas e mal-entendidos que Rufus vai nos mostrando um outro lado da história sobre sua tia.

A edição do livro está ótima, e para que não leu o livro original de Jane Austen não se preocupe. No livro temos uma breve descrição dos personagens, as cartas originais e os comentários do autor sobre cada uma delas. O livro foi lançado com a capa do filme, que eu ainda não vi, mas pretendo ver ainda esse ano! Confira abaixo o trailer ↓


Quem é fã de Jane Austen esse livro é mais do que recomendado. E como boa fã que sou, não pude deixar de ler. É sempre bom relembrar essa autora maravilhosa 

❤ Livro escolhido para o Desafio Histórico & Eu 2, referente ao mês de Abril, 2017 com tema: Ler um romance histórico que tenha virado filme ou série de TV, ou que o enredo tenha algo a ver com estes temas.

12 comentários:

  1. Olá, Raissa! Tudo bem?

    Achei a capa desse livro uma lindeza. Muito glamour para uma capa só. Eu só não entendia a proposta, já que nunca me interessei pra ler a sinopse e só via a capa de longe. Sua resenha foi a primeira que li e pude entender melhor. Achei que fosse mais um romance de época.

    Bjão!
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!
      A capas são lindas mesmo ♥
      Ah que legal, é considerado um romance mas que foca mais nas ações dos personagens e a reação da sociedade sabe? É escrito por cartas, então é uma leitura bem rápido :)

      Excluir
  2. A capa desse livro é linda.
    E eu não conhecia a história (nem a versão cinematográfica).
    Agora fiquei super curiosa para conhecer o desfecho <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci!
      É linda né? ♥
      Ahh é ótimo, quero muito ver o filme também!

      Excluir
  3. Oi Raissa, tudo bom?
    Eu vi o trailer desse filme uns tempos atrás e fiquei muito interessada na história. Ainda não tinha procurado a respeito do livro, mas parece muito legal! Adoro romances históricos assim, ainda mais com protagonistas que desafiam os padrões da época.
    E como é recomendado pra fãs de Jane Austen, tô colocando na listinha de desejados :P
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      Obrigada :)
      Ahh eu super recomendo sim, os dois livros! O filme ainda vou assistir mas parece ser ótimo.

      Excluir
  4. Oi Raissa,

    Já ouvi falar desse livro, mas não tinha parado para ver mais sobre ele.
    Vou colocar na lista de leitura, tenho certeza que vou gostar muito.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      Ahh que bom :)
      Depois me conta o que achou.

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas só o fato de ser da mesma autora de "Orgulho e Preconceito" já me deu vontade de ler. Além disso, eu adorei a capa e o enredo. Quero assistir o filme também, porque eu adorei o trailer.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/07/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Ahhhhh que ótimo 🙂
      Só pelo fato de ser da Jane vale a pena ser lido!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei a dica dos livros, as capas são lindas.
    Eu ainda não conhecia eles.

    Beijos :*

    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom!
      Se tiver a oportunidade leia, é ótimo 🙂
      Beijos!

      Excluir