Resenha: Fangirl, Rainbow Rowell

agosto 16, 2017 12 Comments A+ a-

Resultado de imagem para fangirl rainbow rowell

Olá leitores!

Voltei com resenha e o livro da vez é uma das minhas primeiras aventuras no gênero do Young Adult. Ou pelo menos a primeira vez que li um livro sabendo que era YA. Fangirl estava em alguma lista do Buzzfeed Books, honestamente são tantas que eu não lembro direito qual é. Enfim. Fui apresentada a Rainbow Rowell e agora sou fã. Sim, gostei demais de Fangirl.

Não sabia absolutamente nada sobre a autora. Eu acabei de terminar Eleanor & Park, que também é dela. Para mim foi ótimo ler o livro sem saber absolutamente nada sobre ele, apenas com a sinopse da capa e a descrição do Goodreads.



“This was why Cath wrote fic. For these hours when
their world supplanted the real world.”
[Fangirl, Rainbow Rowell]


Fangirl é a história de Cath quando ela está indo para o seu primeiro ano de faculdade, dividir um quarto nos dormitórios da universidade e começar uma nova etapa da sua vida. Uma completa fã das histórias de Simon Snow (uma série de livros criada pela autora para essa história e que é nitidamente inspirada em Harry  Potter) ela escrevia fanfiction com sua irmã gêmea Wren quando estavam no ensino médio. No entanto, Wren quer uma vida separada da sua irmã na universidade que ambas estão ingressando.


Cath se vê completamente sozinha e sem amparo pela primeira vez e essa situação faz vir à tona toda sua ansiedade, suas incertezas, inseguranças e o fato que é introvertida. São meses muito difíceis que Cath tem pela frente, com uma colega de quarto - Reagan - completamente diferente dela, um cara - Levi - que está sempre presente no seu dia-a-dia e sobre quem não sabe nada, as matérias que precisa seguir e os resultados nem sempre positivos que recebe e a distância que sua irmã impôs para que cada uma siga a sua vida. Apenas isso já me faria tremer na base, mas Cath e Wren ainda lidam com o trauma do abandono da mãe durante a infância e o pai que é bipolar.

O livro é uma ‘coming of age story’, mostrando o processo doloroso que pode ser amadurecer sendo uma pessoa introvertida e num ambiente que espera justamente o contrário de você, a universidade. Mostra como Cath lutou contra seus problemas, suas incertezas e como o apoio da família, e aqui a irmã e a relação com os pais, é extremamente importante. Não apenas com Cath, mas como esse processo é diferente para cada um de nós e isso fica bem claro no contraste das personalidades e decisões de Cath e Wren, que de iguais tem apenas o DNA.

Rainbow Rowell inclui nessa trama ainda a discussão sobre a escrita de fanfiction como um tipo de literatura (foi a primeira vez que tive um contato mais próximo com esse mundo, porque nunca fui consumidora desse tipo de texto).  Mostra através de Cath um pouco do mundo de um introvertido e toda a dificuldade que são as relações sociais.

E gente. Um romance dos mais fofos. Sério. Daquelas histórias que te deixam sorrindo como boba no final e com uma sensação de felicidade. Posso dizer pela primeira vez que eu tenho uma paixão literária, Levi esse título é seu.

E o motivo pelo qual me apaixonei pela Rainbow Rowell, seus personagens sempre são pontos fora da curva: introvertidos, destoantes do físico que é norma, e nerds, geeks. Gente como a gente. Foi extremamente gratificante poder me identificar com a personagem desse jeito.

Eu no meu primeiro ano de faculdade era exatamente assim. Me mudei da cidade onde cresci para São Paulo para cursar arquitetura e deu medo, cheguei muito perto de desistir. Sou ansiosa pra caramba, insegura e sou introvertida, como a Cath. E minha válvula de escape foi a leitura. No fim deu tudo certo. Fiz excelentes amigos, me formei e agora vejo tudo como uma experiência dolorosa mas necessária.

Então leitores. Se vocês querem um romance fofo, leiam. Se querem ver personagens nerdzinhos, leiam. Querem um bom ‘coming of age story’, leiam. Fica aqui a minha recomendação. 😍

Espero que vocês tenham gostado da resenha.
Alguém já leu Fangirl, ou agora teve vontade?! Deixe um comentário! A gente adora! 👇

(Edição lida)
Título: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Martin's Press
Lançamento: 2013
Páginas: 481
ASIN: ASINB00BMKH5NW (Kindle edition)

27 anos, arquiteta, restauradora e nas horas vagas fotógrafa e masterchef. Bookaholic morando nas terras do Tolkien, Lewis, Rowling, Dahl, Carrol.

12 comentários

Write comentários
16 de agosto de 2017 18:41 delete

Oi Aline!
Este livro parece ser bem fofo e divertido mesmo, daqueles para se ler quando se quer dar uma relaxada e que se deixar, a gente lê inteiro em um dia. Eu nunca li nada dessa autora, mas já ouvi falar muito bem dos livros dela, inclusive Eleanor & Park, e Fangirl, que eu tenho bastante vontade de conhecer.
Fico mais animada agora de saber um pouco mais sobre ele.
Neste ano, infelizmente, minha cota de livros comprados já esta em seu limite, rs. Mas deixarei na minha lista!
Beijos

www.blogleituravirtual.com

Reply
avatar
16 de agosto de 2017 22:20 delete

Oi Aline!! Eu não li Fangirl ainda, mas li Ligações e amei a narrativa da autora! Alem da sua resenha, já li outras bem positivas e só me animo a conferir <3 Adoro personagens nerdizinhos!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Reply
avatar
Mi Tavares
AUTHOR
16 de agosto de 2017 23:31 delete

Olá!!
Eu não conhecia essa história e também não conheço muito dessa autora.
Ficou anotada a dica!!
5 O'clock Tea

Reply
avatar
17 de agosto de 2017 16:10 delete

Olá! Já ouvi falar desse livro, mas nunca tive curiosidade de lê-lo. Agora que li a sua resenha, bateu aquela curiosidade hahhaha. Acho que me identificaria com a personagem, até porque também tive que me mudar para fazer faculdade e foi um caos por ser introvertida.
Beijos,
Meise Renata.
viciadas-em-livros.blogspot.com.br

Reply
avatar
17 de agosto de 2017 16:24 delete

Oi Marina!
Exatamente, Fangirl é daqueles livros pra ler e relaxar ou fazer uma maratona de leitura e levantar só quando acabar!
Super entendo a cota de livros! Espero que goste da leitura!
Beijos

Reply
avatar
17 de agosto de 2017 16:25 delete

Oi Mi!
Personagens nerdzinhos são amor mesmo!
Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
17 de agosto de 2017 16:25 delete

Oi Mi!
Quando tiver lido vem contar o que achou da autora e do livro!
Beijocas

Reply
avatar
17 de agosto de 2017 16:27 delete

Oi Renata! Se aguçou a curiosidade meu trabalho aqui está feito! ;)
É uma leitura muito gostosa! Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
17 de agosto de 2017 19:26 delete

Oi Aline!

Sempre tive curiosidade por esse livro em especial, porém nunca tive nenhum contato com Rainbow. Gostei muito da resenha! Sou muito fã de histórias que nos mostram uma certa evolução do protagonista. Nesse me parece que, apesar dela ser introvertida, ela consegue com o tempo e com a ajuda das pessoas a se adaptar as novidades que é o mundo acadêmico, sem contar que me apaixonei em saber que ela é nerd. hahahaha... Com certeza lerei em breve!

Beijos

Vivian
Saleta de Leitura

Reply
avatar
18 de agosto de 2017 03:17 delete

Oi Vivian! Que bom que gostou da resenha!!!! :)
Quando tiver lido vem contar o que achou!!!
Obrigada pela visita!
Beijos

Reply
avatar
Naiara Aimee
AUTHOR
19 de agosto de 2017 20:02 delete

Olá, Aline!
Esse livro está há um bom tempo na minha estante e sua resenha me fez ter vontade de pegá-lo. Gosto de me identificar com os personagens e também sou um tanto introvertia, então acredito que vou curtir bastante.
Beijão <3
sejacult.com.br

Reply
avatar
20 de agosto de 2017 06:34 delete

Oi Naiara!! Leia ele sim! É uma leitura deliciosa e super rápida!
Obrigada pela visita!!!
Beijos

Reply
avatar