Setembro Amarelo #indicaçãodeleitura


Setembro é um mês de conscientização! Hoje é dia de falar sobre a companha do Setembro Amarelo, que desde 2015 vem prevenindo e alertando a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil. 

Como vivemos no mundo literário, lemos, nos emocionamos e aprendemos com vários personagens que passam por isso, resolvi selecionar 3 livros que li com essa temática e recomendar para vocês. Acho que são livros que merecem ser lidos por todos, que servem de alerta e que nos passam muitas lições. 


A LISTA NEGRA - E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão. [resenha aqui]

A PLAYLIST DE HAYDEN - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. [resenha aqui]

OS 13 PORQUÊS - Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. [assista no Netflix]

Com certeza tem muito mais livros com essas temáticas, li vários outros, mas esses com certeza me vieram a cabeça de imediato. Para saber mais sobre a campanha acesse o site oficial.

E vocês, recomendam mais algum livro?

10 comentários:

  1. Ooi

    Eu sou louca para ler A Lista Negra, mas sempre enrolo para comprar. Dos três livros que você citou cheguei ler A PLaylist de Hayden mas não gostei muito na época. De qualquer forma achei bem legal as indicações.
    Memento Mori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silviane!
      Leia A Lista Negra, é ótimo :)
      Que bom, obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Raissa!

    Acho super válido falar do tema <3 Pena que não tenho muito costume de ler livros do gênero, mas tenho vontade conferir A lista negra e os 13 porquês.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Sim ♥
      Ah, confira sim, acho que você vai gostar :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Raissa!

    Amo A Lista Negra! Tanto ele como Amor Amargo, da mesma autora, são livros incríveis e que tratam de assuntos sérios. Os 13 porquês não cheguei a ler ainda, só vi a série; mas tenho muita vontade de conhecer!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Que bom! Ahhh, não conhecia esse outro livro dela! Adorei saber :)
      Leia o livro, achei ótimo como a série!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!

    Para fugir da rotina, lancei hoje a brincadeira “POETISANDO E ENCANTANDO, no blog Filosofando na vida.
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Vim convidar você a participar da saudável brincadeira.
    Como acontece, postarei uma foto e a partir desta foto, criamos um verso. Não precisa ser poeta, basta usar da criatividade e postar seu versinho ou poesia em sua página. Exercite sua imaginação, use sua criatividade.
    Comente, leve o selinho número 1º, desta saudável brincadeira.
    Postarei aos domingos e deixarei durante toda segunda feira, a sequência da brincadeira para que facilite os participantes pegar seu selinho e a imagem.
    O link desta página, ficará na lateral do meu blog.
    Ficarei feliz com sua participação.
    Abraços, Profª Lourdes Duarte.
    Desculpe, estou com um convite, igual para todos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raissa, tudo bem?
    Setembro amarelo é muito importante, sem dúvidas. Dos livros citados eu só li Os 13 porquês, mas tenho muita vontade de ler os demais.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamilla!
      Sim ♥
      Ah leia sim, acho que você vai gostar :)
      Beijos!

      Excluir