Especial de Halloween | A Lenda de Sleepy Hollow

outubro 25, 2017 8 Comments A+ a-


Olá leitores,

Voltei hoje para contar sobre uma lenda que sempre adorei desde pequena. Por mais que ela não tenha base em fatos reais eu gosto devido ao mistério que envolve a história toda.

Muitas pessoas conhecem esse conto, podemos acha-lo com diversos nomes:

- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça;
- A Lenda de Sleepy Hollow;
- A Lenda de Ichabod Crane;
- A Lenda da Caverna Adormecida;

Existem também varias formas para você conhecer a história: através do conto original, desenho animado, filmes e série. Pessoalmente eu tive meu primeiro contato através do desenho da Walt Disney. (Se você quiser relembrar ou assistir, só clicar aqui, a história começa a partir dos 20 minutos de vídeo).


No conto original publicado em 1820 por Washinton Irving, a história acontece em um povoado de imigrantes Holandeses, no ano de 1790, chamado Sleepy Hollow. Ichabob é um professor de Connecticut, ele ganha seu sustento dando aulas na escola local, que era paga pelos pais das crianças. Devido a tradição, Ichabod era convidado a se hospedar por uma semana na casa de seus alunos. Ichabod era uma homem alto, magro, desengonçado, extremamente supersticioso e que comia grandes quantidade de comida. No vilarejo Ichabod fica encantado pela bela jovem Katrina Van Tassel, filha unica do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. Porém tal encantamento traz problemas a Ichabod, pois o valentão Abraham Van Brunt ou simplesmente "Brom Bones" pretende casar-se com Katrina também. A beleza da jovem não é o único motivo de Ichabod querer impressiona-la, ele deseja conquistar Baltus também. A cada festa que ele é convidado ele come montanhas de comida e demostra cada vez mais passos de dança diferentes, conquistando a todos facilmente e sendo odiado cada vez mais "Brom Bones".  Ao final dessas festas sempre eram contadas histórias de terror, e em determinada noite, eles contam  a história do Cavaleiro sem Cabeça. Um soldado Alemão que lutou em uma batalha da Revolução Americana e perdeu sua cabeça devido a um tiro de um canhão, e hoje seu espirito vaga a noite em cima do seu Corcel Negro procurando uma nova cabeça. A única coisa que pode fornecer  proteção a vitima que avistar o Cavaleiro era a ponte que cruzava o rio para a Igreja de Sleepy Holow. Ali o Cavaleiro não poderia travessar, ele estancava em seu cavalo e desaparecia em um cortina de fogo.

Extremamente assustado com a história Ichabod ficou receoso em partir, mas tarde da noite teve que ir. Ao passar pela floresta, todos os sons o assustavam, o farfalhar das arvores, o assobio do vento, qualquer coisa ele supunha ser o Cavaleiro atrás dele, então ele avista a ponte que da para a Igreja e se sente aliviado por tudo não passar de sua imaginação. Tudo exceto a sombra fantasmagórica que seguia seus passos, eis que o cavalo de Ichabod dispara para a ponte com o Cavaleiro sem Cabeça montado em seu Corcel Negro em seu encalço. Tudo que Ichabod consegue focar é ponte e ao atravessa-la  ele olha para trás e vê o Cavaleiro sem Cabeça parado, sem poder atravessar, certo de que o perigo passou. Então ele observa o Cavaleiro tirar uma Abobora em chamas e arremessa-la em sua direção. Ichabod foi atingido e caiu de seu cavalo, que voltou para a fazenda sozinho.

Na manhã seguinte, todos saíram a procura do professor e tudo que encontraram foi seu chapéu e pedaços de uma abobora espalhados no chão. Ichabod nunca mais foi visto, porém haviam especulações. alguns diziam que o Cavaleiro havia levado Ichabod de corpo e alma para o inferno, outros diziam ter visto Ichabod em outro povoado, casado e lecionando novamente. Como Ichabod sumiu, o caminho estava livre para Katrina e "Bram Bones" não perdeu tempo em casar-se com ela. E todas as vezes que alguém falava para ele sobre Ichabod, ele sempre soltava uma gargalhada, como se soubesse de algo que Sleepy Holow nunca soube.

Essa é a história do conto original e também do desenho da Walt Disney, que foi bem fiel aos detalhes. Como falei anteriormente, existem diversas adaptações dessa história. A minha favorita foi o filme do Tim Burton de 1999, com o Jhonny Depp como Ichabod Crane, neste filme houveram diversas adaptações, por exemplo a profissão de Ichabod. Eu gosto de manter dentro do original, as adaptações me incomodam um pouco, mas pra variar o trabalho do Tim Burton e do Jhonny Depp foram excepcionais. Atualmente temos uma série chamada "A Lenda de Sleepy Hollow", que transporta para os dias de hoje a história e luta de Ichabod para derrotar o Cavaleiro sem Cabeça. Confesso que ainda não assisti essa série, mas já esta na minha listinha nada modesta de séries. Em breve conto mais dela para vocês.

Espero que tenham curtido o conto!
Beijos =)

8 comentários

Write comentários
25 de outubro de 2017 21:04 delete

Oi Paola, tudo bem? Eu só me lembrava do filme do Tim Burton, não sabia do desenho da Disney, mas já fiquei interessada em conferir. Muito bacana vc lembrar essa história de terror!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Reply
avatar
26 de outubro de 2017 10:42 delete

Oi, Paola!
Menina, nem sabia que essa lenda era verdadeira hahahaha Adorei saber um pouco mais da história, apesar de nunca ter visto o filme. (Me perdoa!)
Beijos
Balaio de Babados

Reply
avatar
26 de outubro de 2017 11:27 delete

Oi Paola,
Já tinha ouvido falar da lenda, mas não conhecia o conto original! Muito bom! Não sabia do desenho e do filme tampouco, mas fiquei interessado! Quanto a série, eu vi a duas temporadas, gostei, mas acabei desanimando e deixando de lado! Rsrsrsrs... Post super legal, beijos!!!

www.blogleituravirtual.com/

Reply
avatar
Mrs. Margot
AUTHOR
26 de outubro de 2017 15:39 delete

Lembro-me bem do conto, mas nunca vi filmes nem nada com essa temática, sei também da série mas nunca a assisti.

MRS. MARGOT

Reply
avatar
27 de outubro de 2017 00:41 delete

Oi Mi,

Sou viciada em desenhos, e esse sem dúvida é um dos meus favoritos.
Quando puder assiste, é bem curtinho.
Você vai adorar.

Beijos

Reply
avatar
27 de outubro de 2017 00:52 delete

Oi Luiza,

É uma lenda muito antiga, mas sempre me diverti com ela, graças ao desenho.
Quando tiver um tempinho, assiste.
Você vai adorar...

beijos!

Reply
avatar
27 de outubro de 2017 00:54 delete

Oi Margot,

Quando tiver um tempinho assiste o filme e o desenho.
Aconselho a ver o desenho primeiro, é mais próximo ao conto e bem rapidinho.

Beijos

Reply
avatar
27 de outubro de 2017 00:57 delete

Oi Gustavo,

Que bom que gostou =)
Assiste o desenho para você ver, ele é bem fiel ao conto, o filme nem tanto, porque o Tim Burton adora inventar, mas é muito bom também. Ele da bastante enfase ao cavaleiro sem cabeça.

Beijos

Reply
avatar