Especial de Halloween | A Origem do Halloween

outubro 31, 2017 1 Comments A+ a-


Olá leitores,
Como vocês estão?

Como hoje é Halloween, resolvi contar a origem da festa. E claro que temos um "referenciazinha" na minha série favorita: SUPERNATURAL, rs rs ...


Então vamos a história:

Quando pensamos em Halloween, logo vem em nossa mente as crianças americanas fantasiadas indo pedir doces nas casas dos vizinhos, mas engana-se quem pensa que a origem do Halloween vem da América. Muito pelo contrario, suas origem vem da Europa, para ser mais precisa de um ritual celta. 
O nome deriva do termo "All Hallow's Eve", o termo "Hallow" significa Santo, e o termo "Eve" significa Véspera, ou seja "A Véspera do dia de Todos os Santos", dia 31 de outubro. 

O ritual é conhecido como "Festival celta de Samhain". Samhain quer dizer "Fim do Verão". Ele marca  O Samhain durava 3 dias, iniciando no dia 31 de outubro. Segundo historiadores esse ritual era uma homenagem ao "Rei dos mortos", mas tais fatos são de difícil confirmação, pois as festas acontecem desde o século 18 e existem poucas evidencias. As maiores marcas do Samhain são: a fogueira e a abundância de comida após a época de colheita. 

Por volta do século 8, o papa mudou a data do Dia de Todos os Santos, que era dia 13 de Maio, para 1 de Novembro, misturando assim as tradições pagãs e cristãs. Especulasse que o Papa agiu dessa forma como uma tentativa de "Cristianizar" o Samhain. 

Alguns costumes do ritual era queimar joio na fogueira, para celebrar o fim da colheita, e como um simbolo para guiar as almas cristãs ao purgatório, ou para repelir bruxaria e peste negra. Ele costume também prever o futuro ou data da morte de uma pessoa. Um hábito muito comum eram as crianças que iam de casa em casa, cantando rimas ou fazendo orações as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos de boa sorte, que representava a alma de uma pessoa que foi liberada do purgatório. 

Essa tradição imigrou para a América quando a Irlanda passou por um per iodo conhecido com "Grande Fome", mais de um milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos em 1845. As primeiras referencias do Halloween apareceram na América pouco depois disso e tradições Americanas foram unidas as do Reino Unido. Foi na América que a abóbora passou a ser o simbolo do Halloween, devido a lenda de "Jack O'Lantern". Graças a essas misturas de origens temos o Halloween que conhecemos hoje. 

Na série Supernatural, Samhain é um demônio, que era adorado pelos pagãos. Eles faziam sacrifícios para ele, para que tivessem uma boa colheita. E todo dia 31 de Outubro seu espirito saia do inferno e vagava pela Terra atrás de mais sacrifícios, pois o "portal" que liga nosso mundo com o dos espíritos fica mais fino, então é possível fazer a passagem entre os dois mundos. As pessoas usavam as fantasias como uma forma de se esconder dele, pois ele entendia que elas eram como um "igual". 

Bom pessoal, essa é a história do Halloween.

Espero que tenham gostado!!

Happy Halloween =)

1 comentários:

Write comentários
1 de novembro de 2017 10:57 delete

Oi, Paola!
Bate que amo Supernatural!
Adoro essa origem do Halloween. Queria tanto que essa festa fosse comemorada aqui no Brasil.
Beijos
Balaio de Babados

Reply
avatar