Resenha: Novembro, 9 [Colleen Hoover]

Young Adult || 352 Páginas || Editora Galera Record || 2016 || Skoob || Classificação: ★★★★★

Já vou começar falando que amo a Colleen Hoover e praticamente tudo o que ela escreve! Acho sensacional a forma como ela consegue trazer o amor como uma cura, mas não de uma forma clichê, mas sim com personagens reais e com o desenvolvimento da jornada sempre cheio de reviravoltas, que fazem com que nossos sentimentos saltem as páginas do livro. E foi exatamente assim que me senti lendo Novembro, 9!

Novembro, 9 conta a história de Fallon, uma jovem de 18 anos que sofreu um terrível acidente envolvendo um incêndio na casa de seu pai quando tinha apenas 16 anos. Ela ficou com várias cicatrizes e isso fez com que além de perder sua promissora carreira de atriz, toda sua confiança fosse por água abaixo. Sua relação com o pai ficou péssima depois de toda situação, principalmente por Fallon o culpar pelo ocorrido.

E é em um desses encontros desastrosos com seu pai, exatamente no dia 9 de Novembro, que ela conhece Ben. Que praticamente do nada intervém na conversa pouco amistosa entre Fallon e o pai, apresentando-se como seu namorado. Sem entender muito bem a situação, mas encantada com a atitude daquele desconhecido em defendê-la, Fallon acaba entrando naquele jogo. 

Ben é um jovem de 18 anos, aspirante a escritor, que também possui algumas cicatrizes da vida, porém não visíveis como as de Fallon. Os dois passam o restante do dia juntos, porém Fallon está de partida para uma nova vida em Nova Iorque, onde pretende seguir em frente com sua carreira de atriz. A conexão sentimental entre os dois é instantânea, entretanto Fallon havia combinado com sua mãe que só se apaixonaria aos 23 anos! Sendo assim os dois combinam em sempre se encontrar no dia 9 de Novembro, no mesmo lugar que se conheceram durante esses 5 anos. Sem contato por rede sociais, telefone, cartas, apenas com essa promessa entre eles. E durante esse período Ben tem a missão de escrever um romance sobre a história dos dois! 

E é nesse meio de vários 9 de Novembro que vamos descobrindo como a vida dos personagens está seguindo. A narrativa dos capítulos é em primeira pessoa intercalando o ponto de vista de Fallon e Ben, e como são passados apenas em um dia, descobrimos tudo sobre a vida deles nesses encontros. A leitura nesse formato foi ótima, é impossível você largar o livro até saber o que acontece em todos os encontros. E já vou adiantando que se tratando da CoHo nada é tão simples ou clichê como parece ser.

Me apaixonei pelos personagens, eles foram muito bem desenvolvidos, são reais como sempre digo nas resenhas dos livros da autora. E isso faz com que a história seja muito mais tocante. Fallon tem que recuperar sua confiança, e Ben é uma peça fundamental para que isso aconteça. Ben passou por muita coisa na vida, sua jornada é dolorosa e sua história é conhecida quando um grande segredo é revelado. Vou confessar, fiquei chocada com esse segredo, foi uma parte muito impactante na trama. Adorei como a CoHo escreveu esse momento, e não faz com que pré-julguemos o personagem, mas sim que busquemos entender o seu lado, seu sofrimento e toda sua mudança. Principalmente para amar Fallon.

Leitura mais que recomendada para todos, por mais que possa se assemelhar com algumas outras tramas ou soar clichê, leiam sem medo! É uma história de superação, bondade, altruísmo e principalmente recomeços!

"Porque quando você ama uma pessoa, tem o dever de ajudá-la a ser a melhor versão de si mesma." pág. 283
Para quem já leu Talvez Um Dia sabe que a Colleen tem uma parceria com o cantor Griffin Peterson para as trilhas sonoras, e nesse livro não foi diferente. Ouçam abaixo a música para November, 9.


🎵 "You got scars, so do I
If I could, I'd take 'em all and make 'em mine
But for now, I'll play the part
And let you in just far enough for this to start
For this to start" 🎵

Já leram?
Conta aqui embaixo o que acharam 👇💬

14 comentários:

  1. Olá Raissa, tudo bem?

    Eu gosto da escrita da autora... já li alguns de seus livros e estou louca por esse. A sua resenha me encantou mais ainda e aguçou a minha curiosidade, então sim pretendo lê-lo em breve. Eu gosto de histórias clichês, porque elas preenchem o meu coração, ainda que essa não seja, eu sei que vou gostar. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!
      Bem e você?
      Ahhh que legal, eu adoro todos os livros da autora ♥
      Muito obrigada! Leia sim e depois me conta :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Raíssa, tudo bem? Uma das minhas vergonhas literárias é nunca ter lido nada da autora, mas é mais por falta de vergonha na cara mesmo rsrsrsrrs o livro parece ótimo e adoro uma boa história de superação, vou ler, em breve, espero rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Bem e você?
      Ahhhhhhh resolva já isso para 2018 hahahahahaha
      Os livros são muito bons. Recomendo começar por Um caso perdido :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Raíssa, tudo bom?
    Eu não tive um começo muito bom como leitora da Colleen porque meu primeiro contato com as obras da autora foi uma decepçããão. Porém, ainda quero dar uma chance pra ela, e Novembro 9 é um dos mais elogiados que já vi entre tudo que a mulher escreveu.
    AMO personagens bem desenvolvidos, vivo e respiro por isso <3

    Beijos,
    Denise.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      Poxa que pena :(
      Eu gostei dela desde o primeiro livro que li. Quais você leu?
      Está muito elogiada mesmo, super recomendo!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Raíssa, tudo bem?
    Adorei o seu cantinho, fofo e super clean! E adorei a resenha!
    Eu só li um livro da autora, Métrica, mas ele já foi o bastante para me deixar apaixonada. Quando esse livro foi lançado eu fiquei doida para ler, mas como ele estava no hype, fiquei com medo de me decepcionar. Mas ao ler sua resenha, aquela vontadezinha voltou, rs!

    Beijocas
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi!
      Ahhh muito obrigada ♥ Fico super feliz!
      Gosto tanto da CoHo, já li vários livros, mas acredita que ainda não li Métrica? =O ahahahahaha
      O livro é ótimo, acho que você vai gostar :)
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  5. Oi Raissa
    eu tô com esse livro pra ler há séculos e n sei pq n leio!!
    A Colleen realmente nasceu p escrever, ela consegue prender a gente de um jeito inexplicável.
    Acho q tá na hora de ler outro livro dela hehehehe

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Sim, a escrita dela é muito envolvente e os personagens são apaixonantes ♥
      Sim, leia :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Rai!
    Menina, então.. você sabe que amo a Colleen, mas esse livro dela não tenho vontade de ler, sabe? Eu até tento fazer nascer uma vontade dentro de mim, mas não acontece hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!
      Haahahaha mas porque?
      O livro é bom, dê uma chance :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Esse livro é lindooooo <3
    Meu favorito da CoHo!! Agora quero ler todos os outros dela haha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa!
      Ahhhh que bom ♥
      Leia sim, recomendo muito Um caso Perdido, Talvez um Dia e Confesse.
      Beijos!

      Excluir