Resenha [Livro + Filme]: Assassinato no Expresso do Oriente, Agatha Christie


Já vou começar essa resenha agradecendo imensamente a Paola Granzoto por sempre falar dessa autora incrível! Nunca tinha lido nada da Agatha Christie e depois desse primeiro contato, pode ter certeza que lerei muitos outros. A Paola já me passou uma lista com todos os livros que ela recomenda hahahaha

Assassinato no Expresso do Oriente é uma das primeiras publicações da autora, e o grande protagonista é um detetive belga chamado Hercule Poirot. Bom, se você assim como eu, curte Sherlock Holmes e romances policiais bem desenvolvidos, é bem provável que adore o famoso e caricato Hercule Poirot.

Após receber um telegrama no hotel em que está hospedado na Turquia, Poirot tem que mudar seus planos e voltar às pressas para Londres. Com ajuda de um velho amigo M. Bouc que trabalha na companhia de trens, Poirot consegue embarcar de última hora no Expresso Oriente, que estava incrivelmente cheio a época do ano.

Em uma calma refeição do dia, Poirot é surpreendido por um homem de aparência desagradável que busca a ajuda do famoso detetive. Mr. Rachett procura uma pessoa que possa protegê-lo de um possível atendado. Não gostando nada dessa abordagem, Poirot recusa de imediato os serviços.

A viagem seguia tranquilamente, até que a caminho da Iugoslávia o trem sofre um descarrilamento devido a uma forte nevasca e fica impedido de prosseguir até que a companhia de trens resolva a situação. No meio de toda essa confusão um passageiro é brutalmente assassinado bem embaixo do nariz de um dos mais aclamados detetives das Forças Britânicas. 

Para que o caso não chegue sem solução aos oficiais de outro país, M. Bouc pede encarecidamente que seu amigo detetive solucione o caso. Doze passageiros suspeitos, dozes pessoas totalmente diferentes e de vários lugares distintos. Quem seria capaz de cometer tal crime? Com elementos, pistas e deduções plausíveis Hercule Poirot começa sua busca pelo criminoso, antes que uma nova vítima seja feita ou que o assassino fuja. 

Já avisando que o final é muito bom! Agatha Christie construiu uma narrativa em cerca de 200 páginas, bem distribuída, com muitos detalhes e muito inteligente. É impossível não se sentir intrigada até o final da leitura e de tentar deduzir os fatos junto com Poirot. São muitas perguntas ao longo da trama, com repostas e com bastante reviravoltas que nos deixam em dúvida várias vezes sobre o quem é o possível assassino. 

A edição que comprei foi a de capa dura que veio com um pôster do filme, da editora HarperCollins Brasil. Sensacional essa edição, livros de capa dura são os melhores e a ilustração da capa é ótima. Tem várias outras edições, de muitas outras editoras.

Para os leitores de plantão, recomendo de olhos fechados!


Como adoro assistir uma boa adaptação de livros que renderam uma boa leitura, aproveitei o final de semana e fui ao cinema conferir o filme que tem como ator e diretor Kenneth Branagh. E sem dúvida, o filme foi realmente muito fiel à obra de Agatha Christie. 

Achei a escolha dos atores muito boa, eles combinaram perfeitamente em seus papéis. Para mim o filme conseguiu ser um pouco mais ativo, principalmente nas partes em que Poirot precisa colher o depoimento de todos os suspeitos. No livro essa parte passa um pouco mais lentamente, porém a riqueza nos detalhes e as percepções do detetive compensam essas passagens.

Num todo achei a adaptação muito boa, a fotografia e figurinos ficaram ótimos e até mesmo um Hercule Poirot mais caricato que no livro deu um toque a mais na trama. Não se preocupe se você não leu o livro, não é totalmente necessário para entender a história. Não deixem de conferir, ainda está nos cinemas!

Já leram ou assistiram o filme?
Comenta aqui embaixo ↓

8 comentários:

  1. Oi, Rai!
    Menina, eu não curti a leitura desse livro, mas estou querendo muito assistir a adaptação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Poxa, que pena. A adaptaçào ficou ótima, talvez você goste mais que o livro.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Rai, eu super concordo com vc, pra mim, foi uma boa adaptação e as mudanças fizeram bem a história. Gosto muito dos livros da Agatha e espero mais filmes do Poirot!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Sim :)
      Também espero e quero ler mais livros dela.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Raissa!
    Q bom q curtiu sua primeira leitura da Agatha, eu adoro ela!
    Tô doida pra ver o filme e tentar reler o livro (foi o único dela q abandonei uma vez).
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      O filme é ótimo :)
      Quero muito ler os outros livros dela. Porque abandonou?
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Raíssa, estou muito afim de ler e assistir o longa, mas a probabilidade de assistir primeiro o filme é grande, pois não tenho o livro e nessa época do mês estou bem pobre haha... Mas adorei a sua resenha e fiquei imensamente curiosa com os dois... Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!
      Ahhh que bom que gostou :)
      Não tem problema ver o filme primeiro, a adaptação ficou ótima e vai fazer você gostar ainda mais quando ler o livro.
      Beijos!

      Excluir