Resenha: ABC do Amor [A.C. Meyer, Brittainy C. Cherry, Camila Moreira]

janeiro 09, 2018 8 Comments A+ a-


Ah, o amor

Um sentimento mais do que complexo e tão cheio de particularidades, mas que não cansamos dele nunca. Seja em livros ou filmes, as histórias de amor sempre estão lá para nos conquistar. E o amor é o personagem principal do livro ABC do Amor, que reúne três contos, de três autoras mais do que conhecidas na atualidade por suas histórias tocantes e personagens marcantes. Duas autoras nacionais e uma autora internacional que arrasam nesse assunto, só poderia ter resultado em um livro arrebatador. Já posso adiantar que gostaria de ver todos os personagens em outros livros!

Doce Reencontro [A.C. Meyer]

O primeiro conto do livro é da nossa querida A.C. Meyer. Vocês sabem que adoramos as histórias dela e comprei o livro justamente para saber quais personagens maravilhosos ela criara dessa vez. O conto nos apresenta Alex e Jade, aquele casal que viveu um romance avassalador na adolescência, mas que tiveram que se separar devido as circunstâncias da vida. Alex passa em um concurso em outra cidade e não poderia deixar passar essa oportunidade. Com o tempo o menino extrovertido e feliz, acaba virando um homem bem sério e workaholic, o que acaba interferindo em sua saúde física. Jade, com a tristeza de ver seu amor ir embora, foca sua vida no grande sonho de ser confeiteira, e assim abre seu próprio negócio e suas receitas fazem grande sucesso entre as noivas, principalmente pelas escolhas dos nomes das receitas. Em uma das reuniões com suas clientes, Jade não poderia imaginar que seu caminho cruzaria de novo com Alex, o grande amor de sua vida. 

Esse, sem dúvidas, foi para mim o melhor conto do livro. A autora cria personagens que não tem como a gente não se apaixonar. E o que mais me encanta é que eles são maduros, ou seja, por mais que tenham ficado tristes com a separação e exista a tristeza, eles entendem as escolhas, tentam ver o lado bom delas, crescem e torcem pela felicidade um do outro. E isso é fantástico, porque mostra realmente o amor que existe entre eles e como ele vai se reascendendo aos poucos.

"Para mim, saudade não tem relação com a tristeza. Ela é a mola que impulsiona cada passo do meu caminho. Assim como o amor."


As cartas que escrevemos [Brittainy C. Cherry]

O segundo conto do livro é da autora Brittainy C. Cherry que eu também gosto bastante. Acho as histórias dela arrebatadoras e os personagens são memoráveis. Nesse conto conhecemos Jake, um astro de Hollywood que deixou sua namorada e família para trás para seguir seu sonho. Jake sempre desejou se reencontrar com Ana, mas nunca imaginou que isso aconteceria no momento em que ela diria sim para outro no altar. Após receber o convite de casamento, Jake larga tudo e vai passar um tempo em sua cidade natal, já imaginando que não seria bem recebido devido suas escolhas do passado. 

A força do amor presente nesse conto é emocionante. Ao longo da história, entre uma revelação e outra, vamos entendendo o que realmente aconteceu com a relação de Ana e Jake e como as pessoas acabam interferindo, por não saberem de toda a história, na vida das pessoas. Por mais que possa parecer previsível, fiquei surpresa em várias partes da história e amei acompanhar a jornada desse casal para ficarem juntos novamente.

"– Como você pode ser tão... altruísta?
– Porque quando se ama alguém, a gente espera o tempo que for para que as coisas se alinhem. Para que tudo entre nos eixos. E então [...], você espera para se arriscar e promete a si mesmo que nunca vai deixar o amor escapar de novo."


Além das cores [Camila Moreira]

O terceiro e último conto do livro é da autora Camila Moreira. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e o que posso dizer é que gostei. Não sei ainda se amo, mas o conto dela teve uma carga emocional mais forte e eu gosto disso nas histórias que leio. O conto nos apresenta a Alice e ao pior dia da sua vida. Numa mesma manhã, ela perde seu emprego na floricultura, pegou seu noivo na cama com sua melhor amiga/madrinha de casamento e não teve a chance de escolher o tema do trabalho final do curso de Letras. Com o que todos consideraram a pior pessoa para se escrever uma biografia, Alice vai na cara e coragem para a entrevista com o artista plástico, temperamental e avesso a mídia, Leandro Franz. O que ela não esperava era que além de arrogante e antissocial, ele seria muito gato. Em meio a sua entrevista que não aconteceu, Alice consegue um emprego inesperado com o artista, o que seria um benefício para o andamento de sua biografia, ou não. 

Não foi o meu conto favorito, mas gostei da forma como a autora nos levou para uma história mais dramática, com um personagem que tem muito o que nos relevar e que abordou temas mais delicados. Eu fiquei surpreendida com os motivos que levaram Leandro ser fechado como uma ostra, e é lindo de ver como Alice vai quebrando essas barreiras e se tornando uma pessoa de extrema importância para ele. Fechou o livro da melhor forma possível. 

“Compreendi que a dor de uma pessoa não pode ser medida. Ninguém tem ideia da intensidade do que o outro sente.”


Foi uma experiência única acompanhar esses contos. Como uma romântica incurável, vou carregar esses sentimentos e personagens na memória por um bom tempo. Se você, assim como eu, gosta de histórias leves e acolhedoras esse livro é uma ótima escolha!

*Esse livro foi escolhido para o tema Um livro de capa branca do mês de Janeiro no Desafio Literário Livreando 2018.

26 anos, arquiteta, ama fotografar e sou bookaholic assumida. Um dos meus hobbies preferidos, além de tudo o que eu já faço, é sentar em um lugar tranquilo e ler um livro.

8 comentários

Write comentários
10 de janeiro de 2018 09:36 delete

Olá Raíssa!
Não sei se é preconceito da minha parte, mas não consigo me sentir atraído pra livros desse gênero sabe! Rsrsrsrs... Quando o romance é o foco principal! Mas vc fez uma resenha muito boa! Beijos...

www.blogleituravirtual.com/

Reply
avatar
12 de janeiro de 2018 19:36 delete

Oi Raíssa, eu adoro um bom romance e só escuto falarem bem da autora, quero ler com certeza!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
14 de janeiro de 2018 12:52 delete

Olá Gustavo!
Kkkkk faz parte :)
Muito obrigada ♥
Beijos!

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
14 de janeiro de 2018 12:53 delete

Olá Mi!
Ahhh leia sim ♥
Adoro essas autoras e todos os livros valem a leitura!
Beijos!

Reply
avatar
Livreando
AUTHOR
15 de janeiro de 2018 01:30 delete

Ou lindona! Amei conferir sua resenha, é a primeira que leio dessa obra e me encantei com cada conto exposto. Espero conferir em breve.
Bjim!
Tammy

*Não vai esquecer de cadastrar 😘

Reply
avatar
16 de janeiro de 2018 02:14 delete

Oi Raissa!
Os contos desse livro são lindos,apaixonantes,viciantes!
Não sei qual gostei mais,porque cada um me impressionou de um jeito diferente.
Mas acho que prefiro o da AC Meyer,o conto dela é fofo demais,impossível não se apaixonar.
Foi meu primeiro contato com a Camila também e gostei bastante,me deixou com vontade de ler mais livros dela.
Concordo com você,cada casal poderia ter um livro só pra eles kkkkkkkkk
Beijos!

http://livreirocultural.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
17 de janeiro de 2018 23:09 delete

Olá!
Ahhh que bom ♥
Já cadastrei :)

Reply
avatar
Raissa Novaes
AUTHOR
17 de janeiro de 2018 23:11 delete

Olá Cláudio!
Siiim, o da A.C. é o meu preferido também ♥
Deveria ter um livro para cada um deles sem dúvidas hahahaha
Beijos!

Reply
avatar